Topo

Maioria dos pais teme perigos da web, mas postam foto de filhos mesmo assim

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

11/04/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Segundo pesquisa Avast, 90% dos pais brasileiros entendem haver risco no compartilhamento de fotos de filhos nas redes sociais
  • A maior preocupação é que crianças sejam encontradas por abusadores sexuais
  • Uso de controles de privacidade das redes sociais e outras medidas podem mitigar riscos

Com a mudança de hábitos causada pela quarentena durante a pandemia do novo coronavírus, muitos pais podem começar a postar nas redes sociais como fazem para manter as crianças ocupadas em casa. Além disso, a aproximação da Páscoa "a distância" tende a aumentar a quantidade de fotos de família compartilhadas na internet.

Por isso, a empresa de cibersegurança Avast realizou uma pesquisa sobre "Sharenting", a prática que os pais têm de publicar fotos, vídeos e informações dos filhos nas redes sociais. Os resultados indicaram que a maior preocupação de pais e mães está relacionada a abusadores sexuais.

De acordo com o levantamento, que ouviu 514 pessoas de todas as regiões do país, 63% dos pais que fazem postagens na internet acreditam que o maior risco é que as crianças possam ser vistas ou contatadas por abusadores sexuais.

Mais: quando questionados sobre os riscos associados da publicação fotos de menores nas redes sociais, 60% dos pais entrevistados afirmaram que um dos maiores é a possibilidade das imagens serem compartilhadas além das conexões familiares e chegarem às mãos de estranhos.

A pesquisa da Avast também aponta que 33% dos pais já publicaram uma foto de seus filhos menores de idade sem pedirem permissão a eles ou cobrirem o rosto da criança. Outro ponto destacado pela empresa é que 40% dos pais brasileiros acreditam que os filhos correm risco de serem vítimas de cyberbullying, enquanto 27% afirmam que alguma postagem pode envergonhar os menores no futuro.

Por fim, o estudo aponta que 34% dos pais consideram grande o risco da publicação de fotos de menores na internet infringir o direito à privacidade. Apenas 10% dos entrevistados acreditam que não há risco algum ao fazer as postagens.

Pensando na proteção dos menores nas redes sociais, André Munhoz, gerente da Avast no Brasil, sugere as seguintes boas práticas:

  • Ajuste e regularmente as configurações de privacidade, garantindo que apenas as pessoas confiáveis possam ver as fotos e os vídeos;
  • Sempre fique de olho nos seguidores que você ou seus filhos possuem. Se for uma conta com um nome de usuário duvidoso, com certeza é um bot, um bully ou um abusador sexual;
  • Pense nas consequências do que você está postando sobre o seu filho. Essa foto ainda será engraçada quando ele tiver 12 anos? Ou 17? Ou 35?;
  • Configure um Alerta do Google com o nome do seu filho para garantir que apenas as informações que você deseja divulgar sobre ele estejam disponíveis;
  • Considere cobrir ou evitar mostrar o rosto do seu filho nas fotos para proteger sua privacidade e identidade;
  • À medida que o seu filho envelhece, interesse-se pelo que ele está fazendo no universo online e obtenha o consentimento dele antes de postar as suas fotos.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS