Topo

Amazon começa a montar seu próprio laboratório de testes para covid-19

Montagem de laboratório de testes de covid-19 da Amazon  - Hardy Wilson/Amazon/Divulgação
Montagem de laboratório de testes de covid-19 da Amazon Imagem: Hardy Wilson/Amazon/Divulgação

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

10/04/2020 14h38

Sem tempo, irmão

  • Empresa pensou em laboratório que pudesse testar funcionários da linha de frente
  • Montagem já teve início, com expectativa de uma operação pequena inicialmente
  • Ideia é contornar limitações de testagem que diversos países têm sofrido

Diante da escassez internacional de testes para diagnosticar o novo coronavírus e com necessidade de manter seu serviços de entrega funcionando, a Amazon decidiu e já começou a criar um laboratório capaz de realizar a testagem. A empresa apresentou a iniciativa em seu blog oficial e tem a esperança de "começar a testar um número pequeno de empregados da linha de frente em breve".

Um grupo variado de funcionários da empresa foi deslocado de suas tarefas do dia a dia para se concentrar na iniciativa, que está na etapa de montagem dos equipamentos laboratoriais. A equipe inclui desde pesquisadores científicos a gerentes de programas e e engenheiros de software, designados a construir uma capacidade incremental de testes.

A proposta da Amazon, que informa ter realizado mais de 150 mudanças em seus procedimentos em estabelecimentos ao redor do mundo por conta da doença, é testar regularmente todos os seus empregados, inclusive aqueles sem sintomas. No entanto, a demanda pelos testes é muito maior do que a oferta atual, o que tem resultado em um racionamento que prioriza o diagnóstico de casos suspeitos — no Brasil, faltam testes.

"Se toda pessoa, inclusive pessoas sem sintomas, pudessem ser testadas regularmente, faria uma grande diferença em como todos nós estamos lutando esse vírus", diz a empresa em seu comunicado. "Aqueles que testarem positivo poderiam ser colocados em quarentena e tratados, e todo mundo que tiver testes negativos poderia voltar para a economia com confiança."

Apesar da iniciativa, a empresa admite que não sabe quão rápido o seu laboratório particular de testes ficará pronto — e se em um intervalo de tempo relevante em meio à pandemia da covid-19. Ainda assim, ela acredita que vale a tentativa, já que uma vacina irá demorar para sair e a Amazon acredita que testes em massa dependem de grande colaboração entre ONGs, empresas e governos.

Veja fotos da montagem do laboratório de testes de covid-19 da Amazon

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS