Topo

Superlua Rosa: satélite estará com seu maior brilho até quinta-feira

7.abr.2020 - Início da Superlua Rosa vista na Polônia - Artur Widak/NurPhoto via Getty Images
7.abr.2020 - Início da Superlua Rosa vista na Polônia Imagem: Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

De Tilt, em São Paulo

07/04/2020 09h09

Um fenômeno astronômico chamado Superlua Rosa poderá ser visto no céu entre a noite desta terça-feira (7) e a de quinta-feira (9), marcando a maior Superlua deste ano.

Isso acontece porque às 15h08 do horário de Brasília desta terça (7), a Lua fica na distância mais próxima em relação à Terra no ano todo. São 356.907 km de distância em relação ao nosso planeta. Cerca de 8 horas e 35 minutos depois, às 23h35, ainda teremos a Lua ficando cheia.

Superlua não é um termo usado por astrônomos. Na verdade, esse é um termo usado para indicar o momento em que a Lua em sua fase cheia ou nova está no ponto mais próximo do nosso planeta em sua órbita elíptica. Como este ponto é chamado de perigeu, se você quiser mostrar conhecimento científico hoje à noite, não diga Superlua, diga que a Lua está em sizígia perigeu.

O fenômeno contrário também existe. Quando a Lua está em seu apogeu, ou seja, o ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica, ocorre a chamada Microlua.

Apesar Superlua ser um momento passageiro, quase instantâneo, a Lua cheia de terça até quinta terá seu brilho "potencializado" e parecerá ainda maior.

O fenômeno também mexe com as marés. Movimentos de alta e baixa serão mais intensos que o normal. Chuvas e tempestades no litoral também podem ficar mais intensas.

Outro detalhe que é bom notar é que a Superlua Rosa não é cor-de-rosa. Ela recebe este nome porque o fenômeno coincide com o desabrochar da flor rosa Phlox subulata, que marca a primavera na América do Norte.

Para observar esta Superlua, é recomendável estar em lugares altos e com o horizonte livre. Basta olhar em direção ao leste, desde o pôr do Sol.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS