Topo

Céu nublado? Confira como ver a Superlua Rosa online

Nesta semana, é possível observar a maior superlua do ano - NASA/Bill Dunford
Nesta semana, é possível observar a maior superlua do ano Imagem: NASA/Bill Dunford

De Tilt, em São Paulo

07/04/2020 20h57

Entre hoje e quinta-feira (9), a Lua estará no auge de seu brilho — um fenômeno astronômico conhecido como Superlua Rosa. Muitos brasileiros ficaram animados para observar o satélite nesta noite, mas se decepcionaram ao olhar para fora e ver o céu nublado em diversas partes do país.

Se você foi um deles, a esperança não está perdida: desde esta tarde, dois observatórios ao redor do mundo transmitem o fenômeno diretamente de seus telescópios.

Às 14h30 do horário brasileiro, o Virtual Telescope Project mostrou o auge da Superlua Rosa diretamente da Itália. O vídeo está disponível no canal do observatório:

"Olhar para o céu enquanto o planeta combate a covid-19 é uma fonte preciosa de beleza e força, que nos conecta com o cosmos onde moramos", disse em comunicado o astrofísico italiano Gianluca Masi, do Observatório Astronômico Bellatrix.

A partir das 20h30, também é possível acompanhar o fenômeno no canal do observatório Slooh, que tem telescópios nas Ilhas Canárias e no Chile. A transmissão conta com comentários do astrônomo Paul Cox e de outros especialistas no tema:

O fenômeno acontece porque hoje, às 15h08 do horário de Brasília, a Lua esteve na distância mais próxima em relação à Terra no ano todo. Foram "apenas" 356.907 km de distância em relação ao nosso planeta.

Se quiser observar o tamanho máximo do satélite no Brasil, vá para um lugar alto e com o horizonte livre e olhe em direção ao leste às 23h35 desta terça-feira.