Topo

Rover 'Perseverança', da NASA, levará mensagem codificada a Marte

A mensagem "explorar como um só" está escrita no rover em código Morse - Divulgação/NASA
A mensagem "explorar como um só" está escrita no rover em código Morse Imagem: Divulgação/NASA

De Tilt, em São Paulo

31/03/2020 19h53Atualizada em 02/04/2020 09h29

O rover "Perseverance", da Nasa, será lançado em julho deste ano em direção a Marte em busca de sinais de vida — passada ou atual. As fotos divulgadas pela agência espacial intrigaram os internautas, que estranharam o padrão dos desenhos no alumínio. Na terça (31), a Nasa confirmou as teorias: trata-se de uma mensagem codificada.

O desenho retrata a Terra, o Sol e Marte. Os raios da estrela não são contínuos, e um tuíte da agência espacial revelou se tratar de uma frase em código Morse: "explorar como um só".

"'Explorar como um só' está escrito em código Morse nos raios do Sol, que ligam o nosso planeta natal ao que eu vou explorar. Juntos, nós perseveramos", diz a publicação na conta oficial do Perseverance.

Além da mensagem, o rover levará ao planeta vermelho uma lista com os nomes de quase 11 milhões de pessoas que participaram da ação "Send Your Name to Mars" (em português, envie seu nome para Marte). Eles foram gravados em uma placa de alumínio usando um canhão de elétrons, e não podem ser lidos a olho nu.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS