Topo

Trello: veja como organizar seus projetos do trabalho enquanto está em casa

Pixabay
Imagem: Pixabay

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

28/03/2020 04h00

Está trabalhando de casa e quer se manter organizado, compartilhar o que já foi feito ou cumprir com todos os prazos de entrega? A plataforma Trello é uma ferramenta de produtividade que permite gerenciar seus projetos em quadros. Ele é gratuito e está disponível para Android, iOS e PC (Mac e Windows), e também pode ser acessado pelo navegador.

A única coisa que você precisa para mexer com a ferramenta é criar um cadastro. Com isso, você consegue acompanhar seus projetos em qualquer aplicativo que estiver com o mesmo login.

Criando um time

Para que todos de seu trabalho tenham acesso aos seus quadros, você pode criar um time no app.

  1. Na página inicial, clique em "Criar um time" ao lado esquerdo.
  2. Insira as informações solicitadas. Clique em "Continuar".
  3. Informe os e-mails de quem você deseja que participe do time. Toque em "Convidar para o time".

Criando um quadro

Quadro é onde os projetos são organizados. Times gratuitos conseguem criar até dez quadros. Para número ilimitado, você pode assinar os planos Business Class ou o Enterprise.

  1. Clique em "Criar novo quadro".
  2. Digite um título para o quadro e escolha uma cor de fundo.
  3. Clique em "Criar quadro".

Criando uma lista

Lista é onde se encontra um fluxo de trabalho. Você pode criar quantas listas quiser.

  1. Crie um nome para lista na barra "Insira o título da lista...".
  2. Clique em "Adicionar lista".

Criando um cartão

Cartão é onde se insere as tarefas e se move entre as listas. Você também pode criar quantos cartões desejar.

  1. Clique em "Adicionar um cartão" na lista desejada.
  2. Informe um título para o cartão.
  3. Clique em "Adicionar um cartão".

Para cancelar um novo cartão, clique no X ao lado do botão.

Para mover o cartão de uma lista para outra, basta clicar duas vezes sobre ele e arrastá-lo para onde desejar.

Configurando um cartão

Além de criar cartões, você pode configurá-los criando uma descrição, deixando um comentário para alguém e adicionar:

  • Membros: quem irá realizar a tarefa.
  • Etiquetas: tags com informações importantes.
  • Checklist; para dar check naquilo que já foi feito dentro do cartão.
  • Data de entrega: prazo final. É enviada uma notificação quando estiver chegando perto da data e a cor do cartão é mudada - amarelo = está próximo, vermelho = passou do prazo.
  • Anexo: adiciona arquivos armazenados no dispositivo ou na nuvem.

Para acessar as configurações, bastar clicar duas vezes sobre o cartão.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS