Topo

Estudo aponta aumento de 80% em compras online de supermercados

Compras de itens essenciais online aumentou durante período de isolamento por covid-19 - Getty Images/iStockphoto
Compras de itens essenciais online aumentou durante período de isolamento por covid-19 Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do Tilt, em São Paulo

26/03/2020 17h47

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou aumento de 80% em compras de supermercado feitas online em função da pandemia do coronavírus. Em parceria com o Compre & Confie, empresa focada em e-commerce, a ABComm publicou um relatório comparando vendas feitas em fevereiro e março de 2020 com as do mesmo bimestre no ano passado.

Além dos supermercados, houve aumento de consumo online em categorias como Saúde (111%) e Beleza e Perfumaria (83%).

Já outros segmentos, mais voltados para a parte de tecnologia, apresentaram queda no consumo de e-commerce. São eles: Câmeras, Filmadoras e Drones (-62%), Games (-37%), Eletrônicos (-29%) e Automotivo (-20%).

"Houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor com a chegada da covid-19. Setores que geralmente apresentam bons resultados tiveram queda significativa, enquanto outros, de menor porte no e-commerce, ganharam o protagonismo. A tendência é que o cenário continue dessa forma, com consumidores cada vez mais engajados nas compras à distância e movimentando de forma significativa o consumo de categorias relacionadas às necessidades básicas do dia a dia e ao esforço de prevenção da covid-19", afirmou o diretor executivo do Compre&Confie, André Dias.

Já o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, alerta para empresas que ainda não aderiram ao varejo digital.

"As empresas que não levaram seu modelo de negócios para a Internet estão em desvantagem agora, correndo sérios riscos de sobrevivência, principalmente levando em conta o fato de que não sabemos quanto tempo vai durar essa crise", disse.