Topo

Tenso! Sonda da Nasa atolada em Marte precisou se dar um tapa para seguir

Missão Insight - Nasa
Missão Insight Imagem: Nasa

Letícia Sé

Colaboração para Tilt

21/03/2020 15h43

Um fato engraçado aconteceu em Marte, mas não tem nada a ver com alienígenas ou ficção científica. Depois de ficar presa ao solo, a sonda da missão InSight, da Nasa, teve de dar um tapa em si mesma para se soltar.

A InSight, lançada em maio de 2018, cava buracos na superfície marciana para analisar as mudanças de temperatura do planeta e entender se o núcleo de Marte se parece com o da Terra. Para isso, usa dois instrumentos: um sismógrafo (que mede os terremotos e atividades sísmicas do planeta) e uma sonda de penetração, apelidada de "toupeira", que mede a temperatura do solo e tenta desvendar seu histórico térmico.

A Nasa queria que a sonda abrisse caminhos, mas, por um erro de previsão, a britadeira espacial ficou emperrada no solo por um ano. O chão de Marte é mais denso do que os cientistas estimaram.

Para resolver isso, a equipe da Nasa fez com que a sonda se batesse com sua própria pá. Apesar de cômico, o momento foi tenso. Os engenheiros passaram meses treinando a manobra.

Dar um comando à "toupeira" de se bater foi uma medida arriscada e de último recurso, já que poderia danificar os fios de energia e comunicação do equipamento.

Mas, deu tudo certo e a Nasa registrou o momento no Twitter:

"Algumas boas notícias de Marte: nossa nova abordagem de usar o braço robótico para empurrar a toupeira parece estar funcionando! As equipes estão entusiasmadas com as imagens e planejam continuar essa abordagem nas próximas semanas", diz o tweet.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS