Topo

Mudou de repente? Veja como desativar modo escuro no WhatsApp

WhatsApp ganha modo escuro no iPhone e Android - Reprodução
WhatsApp ganha modo escuro no iPhone e Android Imagem: Reprodução

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

19/03/2020 12h13

O modo escuro do WhatsApp foi liberado no início de março para todos os usuários de iPhone e de Android. Esta era uma das funções mais esperadas pelos usuários do aplicativo, que estava bem atrasado em relação a Instagram, Messenger, Twitter e YouTube. Mas muitos usuários de iPhone foram surpreendidos nos últimos dias.

Na versão do app para iOS, há uma diferença deste recurso em relação ao Android. No sistema do Google, é possível alterar o tema de claro para escuro nas configurações do próprio app. No iPhone, ele segue o tema escolhido para todo o celular.

Ou seja, se você usa o modo escuro no seu iPhone, seu WhatsApp também vai migrar para a cor escura. Mas muita gente ficou sem entender isso, e a mudança repentina de tema dividiu opiniões.

O modo escuro foi projetado para reduzir o cansaço dos olhos em ambientes com pouca luz. Segundo o WhatsApp, durante os testes, foi descoberto que combinar preto e branco puro cria alto contraste que pode levar à fadiga ocular.

Por isso, o 'dark mode' tem um fundo cinza escuro especial e uma cor esbranquiçada que diminui o brilho da tela, reduz o brilho e melhora o contraste e a legibilidade.

Além disso, o novo recurso também ajuda a economizar a bateria do celular.

Como ativar?

Com o WhatsApp atualizado, os usuários de Android 10 e de iOS 13 precisam apenas habilitar a função de modo escuro para todo o sistema. Isso significa que se o seu smartphone já estiver no 'dark mode', o aplicativo também ficará.

Quem usa Android 9 ou anterior pode habilitar a função entrando no WhatsApp e fazer o caminho Configurações > Conversas > Tema > Escolha um Tema > Escuro.

No iOS, basta ir a Ajustes > Tela e Brilho e acionar a aparência escura. É possível ainda criar um atalho no menu rápido. Basta ir a Central de Controle > Personalizar Controles e incluir o Modo Escuro no menu de opções. A partir daí, sempre que se clicar no botão com uma circunferência parcialmente preenchida no meio, o Modo Escuro será ativado.

Como desativar?

Tanto no iOS quanto no Android, basta repetir os passos acima, e na etapa final, ligar a versão clara do app (no caso do Android) ou do sistema (no caso do iPhone).

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS