Topo

Coronavírus: Hackers usam mapa de contágio para roubar dados

Hackers mapa coronavírus - Reprodução
Hackers mapa coronavírus Imagem: Reprodução

De Tilt

11/03/2020 14h24

Hackers estão se aproveitando da preocupação da população mundial sobre o novo coronavírus para invadir computadores e roubar dados de usuários. Eles montam mapas de contágio da doença para injetar malwares e obter informações armazenadas no navegador, como números de cartão de crédito ou senhas.

Quem fez a descoberta foi o pesquisador Shai Alfasi, da Reason Labs. Ele alerta para o fato de que as páginas feitas pelos hackers simulam mapas de contágio reais, mas têm endereços diferentes. O único jeito de se proteger contra a ameaça é recorrer a fontes oficiais para se informar sobre o novo coronavírus.

Ao acessar o site criado pelos hackers, o usuário recebe a opção de baixar um programa para se manter atualizado sobre a pandemia. A aplicação não requer qualquer tipo de instalação, mas injeta um arquivo malicioso que permite a invasão do computador.

Por enquanto, o malware só afeta usuários de Windows, mas Alfasi ressalta que é questão de tempo até outros sistemas ficarem vulneráveis ao ataque. O software malicioso é o AZORult, vendido em fóruns secretos russos.