Topo

'Seja um Batman': chinês desenha bolha tecnológica contra o coronavírus

O chinês imaginou usar PVC e fibra de carbono e utilizar a tencologia do Google Glass  - Divulgação
O chinês imaginou usar PVC e fibra de carbono e utilizar a tencologia do Google Glass Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo

10/03/2020 15h07Atualizada em 11/03/2020 10h45

Um arquiteto chinês desenhou uma espécie de bolha de proteção contra o coronavírus. O projeto ainda não passa de um conceito, mas a ideia é que a vestimenta possa ser fabricada, defenda contra a epidemia e possa até matar os vírus que se aproximarem dela. Um detalhe curioso é o nome: "Be a Batman" (Seja um Batman, um homem-morcego, em português).

De acordo com o Business Insider, Sun Dayong se inspirou em morcegos para o desenho da roupa, como se vê na visão de costas. Uma das hipóteses é de que animais como morcegos foram os transmissores originais da epidemia.

Sobre o desenho de asas como as de um morcego, ele admitiu que juntou seus sonhos de criança com o projeto megalomaníaco, que seria feito com fibra de carbono e PVC. "O dispositivo é dobrável e fica pronto para ser aberto automaticamente quando a pessoa for ao mundo externo".

O projeto prevê que uma das "armas" do escudo seriam os raios ultravioleta da luz solar, que seriam capazes de esquentar o plástico e matar o coronavírus.

Chinês desenha bolha tecnológica contra coronavírus

Como é só um conceito, ainda seria necessário vê-lo construído e testado para saber a real eficácia dele na proteção contra o coronavírus e outras doenças respiratórias. E é claro, seria preciso provar sua eficácia no cotidiano. Mas pelo menos na teoria, dá mais isolamento contra contatos externos e espirros.

"O surto de coronavírus nos colocou na necessidade de ter uma 'concha' em que possamos nos distanciar uns dos outros", disse Dayong, que pensa grande: quer incrementar o material do escudo com a tecnologia do óculos de realidade mista Google Glass em seu projeto, para que possa trazer à visão do usuário informações digitais.

Batman - Divulgação - Divulgação
As asas estilo Batman
Imagem: Divulgação

Os chineses tem mostrado criatividade para tentar se refugiar do coronavírus, mas nem sempre com tanta tecnologia. Garrafas e capacetes já foram registrados em fotos como itens sendo usados de máscara pela população. A China foi o epicentro da disseminação da epidemia, a partir da região de Wuhan.