PUBLICIDADE
Topo

Superlua acontece hoje! Entenda como o fenômeno acontece

Bruna Souza Cruz

De Tilt*, em São Paulo

09/03/2020 04h00

O que você vai fazer nesta segunda-feira (9) na parte da noite? Se eu fosse você, reservaria alguns minutos para contemplar o céu e observar o fenômeno da superlua que acontece hoje.

As luas cheias surgem a cada novo ciclo lunar. Mas a superlua aparece em média de três a quatro vezes por ano. Por isso, vale a tentativa de observá-la se o céu estiver limpo na sua cidade. Curiosamente, o fenômeno é chamado de Lua de Minhoca (explico a seguir).

Como a superlua acontece?

A distância média entre a Terra e a Lua é de 384 mil km, podendo variar entre 360 mil Km e 400 mil Km, por ter uma órbita oval.

Segundo a Nasa, a superlua acontece quando ela está em sua fase cheia e atinge o ponto mais próximo da Terra. Esse momento é chamado de perigeu.

Quando a lua atinge essa marca, ela pode ficar 14% maior e 30% mais brilhante— o professor e blogueiro Dulcidio Braz Júnior, do Física na Veia, explica aqui detalhadamente como funciona.

Curiosidade: o que a minhoca tem a ver com a Lua?

O nome Lua da Minhoca é usado para falar sobre toda lua cheia que surge em março, período em que o inverno está terminando no hemisfério norte. Com isso, o que está congelado começa a derreter e as minhocas começam a reaparecer no solo, explicou a Nasa em seu site.

Outros nomes usados por conta do fim do inverno são: Lua da Crosta (referência a neve quando começa a derreter), Lua da Seiva e Lua do Açúcar (por conta dos flocos de neve desaparecendo das árvores).

A próxima superlua vai acontecer no próximo dia 7 de abril.

    *Com informações da Nasa e do site Cnet.

    SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS