Topo

Não tem planejamento? Descomplique seus trabalhos em equipe com apps

Gerd Altmann/ Pixabay
Imagem: Gerd Altmann/ Pixabay

Laura Martins

Colaboração para Tilt

08/03/2020 04h00

Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas de organização ao realizar uma tarefa em grupo, no trabalho, na escola ou na faculdade. A boa notícia é que a tecnologia chegou para facilitar o gerenciamento de tarefas, checklist, data de entrega e outros detalhes que você precisa.

Confira a lista do Baixe estes Apps de hoje e tenha ainda mais produtividade (e menos estresse) com os seus colegas:

Google Keep

Google Keep - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Talvez um dos aplicativos menos conhecidos do Google, o Keep é bastante útil para fazer lista de tarefas e lembretes. Com design clean e intuitivo —e bastante conhecido pelo público, pois segue a mesma linha de todos os outros serviços da empresa - é fácil entender como usar o app. Na primeira aba, o usuário cria listas de tarefas que são "ticadas" quando finalizadas. No outro menu, os lembretes são adicionados.

Outro ponto bastante positivo é a sincronização da conta Google, facilitando a vida de quem já usa outras ferramentas da companhia.

Trello

Trello - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse é um dos aplicativos mais completos, na minha opinião, para quem quer organizar tarefas em grupo. Ele funciona a partir de listas com cards. Nas listas, o usuário coloca o assunto que estará ali. Por exemplo: para organizar um fluxo de artes, podem ser criadas "abas" como "Criação", "Aprovação", "Finalização" e "Concluído". Os cards fazem a função das tarefas. Neles, são inseridos título, descrição, deadline, checklist, entre outras informações.

Uma das mais úteis são as etiquetas, que são separadas por cores e podem ser usadas da maneira que a pessoa desejar —para dizer que tipo de trabalho ou quem será responsável pelo projeto. Para trocar de coluna, basta arrastar um card de um lugar para outro.

Além disso, o usuário pode colocar outras funções, chamadas de Power-Ups (limitadas na versão gratuita), como calendário, mapa e outras ferramentas no card. Um grande ponto positivo é permitir anexar arquivos nos cards.

Slack

Slack - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Diferente dos dois apps acima, que podem ser usados para organização individual ou com mais pessoas, o Slack nasceu especificamente para trabalho em grupo. Com ele, o usuário cria "canais" e convida as pessoas envolvidas no projeto. Cada canal funciona como uma espécie de chat geral, onde todas as pessoas podem conversar, enviar fotos ou vídeos, anexos de outros apps ou somente textos. Além disso, é possível conversar particularmente.

O app também permite fazer ligações e compartilhar telas, bastante útil para fazer reuniões remotas.

Outras ferramentas bastante úteis são as funções de "Não Perturbe", para que o aplicativo não envie notificações por um período de tempo (por exemplo, no fim de semana) e "Status", que pode ser colocado como "Em reunião", "Em trânsito", "Doente", "De férias" e "Trabalhando Remotamente".

Asana

Asana - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Asana funciona de forma similar ao Trello, com a criação de tarefas e listas para que os responsáveis vejam e concluam seu trabalho. Ele também permite anexar documentos e fotos, além de colocar data de conclusão, quem está diretamente ligado à tarefa e outros detalhes. O usuário também pode favoritar tarefas, facilitando o acesso rápido, assim como busca de projetos, equipes e outros.

Um ponto negativo é que o aplicativo não é inteiro em português, o que pode ser um pouco confuso para quem não entende inglês. Além disso, seu design é um pouco mais confuso do que outros aplicativos e pode demorar um pouco mais para o usuário se acostumar a criar tarefas e concluí-las.

Dropbox

Dropbox - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você provavelmente já conhece o famoso aplicativo para guardar seus documentos na nuvem, certo? Mas ele também é bastante útil se a sua rotina de trabalho tem uma grande troca de arquivos. Basta fazer uma pasta compartilhada com os seus colegas para que a demanda de emails diminua - e a chance de um documento se perder, também.

O responsável pela pasta gerencia o que cada convidado tem acesso e o que está autorizado a fazer: somente o download ou visualização do arquivo ou até editá-lo. Dessa maneira, todos terão acesso ao que necessitarem, de onde estiverem e sempre atualizado.

  • Gratuito (com limite de espaço)
  • Disponível para iOS e Android

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS