PUBLICIDADE
Topo

Cientistas dizem ter achado proteína alienígena em meteorito pela 1ª vez

Recriação artística do meteorito - Don Davis/Nasa/Reuters
Recriação artística do meteorito Imagem: Don Davis/Nasa/Reuters

De Tilt, em São Paulo

02/03/2020 10h08Atualizada em 02/03/2020 12h37

Sem tempo, irmão

  • Cientistas descobrem proteína alienígena em meteorito
  • O fragmento espacial estudado caiu na Argélia em 1990
  • A descoberta é pioneira e pode abrir caminho para novas pesquisas

Após usar uma nova técnica de análise, cientistas afirmam ter encontrado pela primeira vez na história uma proteína de origem extraterrestre. O material analisado pertencia a um meteorito que atingiu a Terra há cerca de 30 anos.

Segundo um artigo (em inglês) publicado no site de coletas de pesquisas científicas ArXiv, a Hemolithin é uma proteína que contém ferro e lítio. O texto também afirma que o agrupamento das moléculas do meteorito é capaz de absorver fótons e dividir água em porções de hidroxila e hidrogênio.

O artigo é assinado por Malcolm McGeoch, da empresa de engenharia de software Plex; Sergei Dikler, da Bruker Scientific, que fabrica materiais científicos; e Julie McGeoch, do departamento de biologia celular da Universidade de Harvard.

Usando uma técnica chamada de espectrometria de massa de "última geração", os cientistas acreditam que encontraram proteína em um meteorito chamado Acfer 086, encontrado na Argélia em 1990.

Mesmo que a nova descoberta não seja prova suficiente para afirmar que exista vida fora da Terra, o novo achado pode gerar novas expectativas. Por mais que existam muitos processos que produzem proteínas, a ciência desconhece formas de vida que possam existir sem elas.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Ciência