Topo

Cientistas encontram oxigênio molecular fora da Via Láctea pela 1ª vez

NASA
Imagem: NASA

De Tilt, em São Paulo

02/03/2020 19h07

Um estudo publicado no The Astrophysical Journal compartilhou a descoberta de oxigênio molecular em uma galáxia fora da Via Láctea. Seria a primeira vez que isso acontece, embora o elemento seja terceiro elemento mais comum do Universo.

Para a ciência, esse novo passo deve significar maiores entendimentos sobre a evolução de planetas, estrelas, galáxias, além de tudo que as habitam.

"Essa primeira detecção de oxigênio molecular extragaláctico fornece uma ferramenta ideal para estudar esses fenômenos", afirma o estudo.

A pesquisa foi liderada por Junzhi Wang, astrônomo do Observatório Astronômico de Xangai. A galáxia em que o oxigênio foi encontrado se chama Markarian 231 e está localizada a 581 milhões de anos-luz da Via Láctea, a mais próxima da Terra.

A Markarian 231 é conhecida por ter uma nuvem de gás giratória situada em torno de um buraco negro supermassivo, capaz de brilhar mais do que uma estrela.

"A emissão detectada de O2 está localizada em regiões a cerca de 10 kpc (32.615 anos-luz) do centro de Markarian 231 e pode ser resultado da interação entre as moléculas que vazam do núcleo galáctico ativo da galáxia com as nuvens moleculares em sua nuvem externa", escreveram os especialistas, que usaram radiotelescópios na Espanha e França para a descoberta.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS