Topo

Mate Xs é o novo celular dobrável da Huawei com 5G e sem apps do Google

Mate XS, o novo smartphone dobrável da Huawei - Divulgação/Huawei
Mate XS, o novo smartphone dobrável da Huawei Imagem: Divulgação/Huawei

Helton Simões Gomes

De Tilt, em São Paulo

24/02/2020 11h49

A Huawei lançou nesta segunda-feira (24) a segunda versão de seu smartphone dobrável, o Mate Xs. O aparelho era para ter sido lançado em um evento que deveria ser o carro-chefe da maior conferência de tecnologia móvel do mundo, a Mobile World Conference (MWC), que ocorre habitualmente em Barcelona (Espanha), mas foi cancelada devido a temores de disseminação do coronavírus.

O celular sucede o Mate X, que foi apresentado ao mundo na edição do ano passado da MWC, mas só começou a ser vendido em novembro de 2019. Tela, câmeras quádruplas e bateria do Xs praticamente não mudaram. O celular ganhou um processador mais rápido para que acesse o 5G, a quinta geração de tecnologia móvel, teve a dobradiça reforçada e não será lançado com aplicativos do Google.

Se o Mate X foi lançado apenas na China, o Xs chegará a outros mercados além da terra natal da Huawei por 2.499 euros. Não está confirmado se o Brasil receberá o aparelho.

A Huawei afirma ter reforçado a dobradiça com metal líquido feito de zircónio. Ao ser desdobrado, o Mate X fazia um barulho de algo prestes a se quebrar. Segundo a empresa, a composição do Mate Xs é 30% mais resistente do que uma liga de titânio.

O dobrável também ganhou um chip ainda mais potente, o Kirin 990. Ele possui um modem 5G integrado, que dá acesso à nova tecnologia de comunicação móvel que permite velocidades de download e upload mais de 20 vezes maiores que as do 4G.

xs - Divulgação/Huawei - Divulgação/Huawei
Mate XS, novo smartphone dobrável da Huawei que vem com 5G
Imagem: Divulgação/Huawei

De resto, o aparelho não mudou muito. Ele possui tela tanto na frente quanto na traseira. O display frontal tem 6,6 polegadas e o traseira tem 6,38 polegadas. Para fazê-lo se desdobrar, basta abri-lo como se fosse um livro ao contrário. Aberto, o aparelho tem 8 polegadas.

A bateria continua com 4.500 mAh. O celular vem com um carregador ultrarrápido, de 55 W. Com ele, é possível chegar a 85% de autonomia, o equivalente a 3.825 mAh, em 30 minutos.

O conjunto quádruplo de câmeras continua mantido em uma barra lateral ao lado da tela traseira — por isso, ela é menor que o display dianteiro. Suas características são as mesmas do Mate X:

  • principal de 40 Megapixels, f/1.8
  • telefoto de 8 MP, f/2.4
  • teleobjetiva de 16 MP, f/2.2
  • um sensor de profundidade, do tipo 'time of flight', que mede o tempo que a percorre do objeto até a câmera para criar efeitos de profundidade, como as das fotos no modo "retrato" de smartphones.

A lente teleobjetiva é capaz de zoom óptico de três vezes e zoom digital de 30 vezes.

O revés negativo é que os aparelhos não virão de fábrica com aplicativos do Google, devido à proibição imposta pelo governo dos Estados Unidos. Empresas norte-americanas foram barradas de fazer negócios com a Huawei porque a empresa foi colocada em uma lista de restrição por suspeita de ter furado o embargo norte-americano ao Irã.

Ainda assim, o aparelho, segundo a Huawei, vem equipado com uma interface gráfica baseada no Android 10, a última versão do sistema operacional do Google. Quem comprar o Mate Xs não vai encontrar a Google Play, mas sim aplicativos do Huawei Mobile Services, o ecossistema móvel criado pela chinesa para diminuir sua dependência do Google.

Ficha técnica: Galaxy Mate Xs

  • Tela principal: (tela principal: 6,6 polegadas; segunda tela: 6,38 polegadas; aberto: 8 polegadas; OLED)
  • Câmera quádrupla: principal de 40 MP e abertura de f/1.8; ultra grande angular de 16 MP e abertura de f/ 2.2; telefoto de 8 MP e abertura de f/2.4 e sensor 'time of flight'
  • Processador: Kirim 990 5G octa-core
  • Memória: 8 GB de RAM, 512 GB, com espaço para cartão de memória de até 256 GB
  • Bateria: 4.500 mAh com carregador rápido de 55 W
  • Sistema Operacional: EMUI 10.0.1 (baseado no Android 10)

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS