Topo

Você já pensou em ter órgãos transparentes? Pois estes cientistas pensaram

Imagem 3D do olho humano usando a tecnologia Shanel - Divulgação
Imagem 3D do olho humano usando a tecnologia Shanel Imagem: Divulgação

Raphael Evangelista

Colaboração para Tilt

23/02/2020 04h00

Tornar transparentes os órgãos do corpo humano é algo que faz algum sentido para você? Cientistas alemães estão conseguindo fazer isso, e eles têm um motivo, sim: criar mapas de órgãos melhores que serão modelos para a impressão 3D de órgãos humanos funcionais.

No ano passado, uma equipe de pesquisas do do Instituto de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa do Instituto Helmholtz (Alemanha), lideradas pelo diretor da área Ali Ertürk, conseguiu deixar órgãos humanos transparentes usando células tronco.

Agora, uma outra equipe também liderada por Ertürk anunciou na revista Cell que eles revisaram essa técnica e conseguiram criar impressionantes imagens de órgãos humanos transparentes, como olhos, cérebros e rins.

Para que aconteça a criação de órgãos transparentes, é necessário usar uma técnica que foi chamada de Shanel ("Small-micelle-mediated Human orgAN Efficient clearing and Labeling", ou limpeza e rotulagem eficiente de órgãos humanos mediado por pequenas micelas).

Essencialmente, todos os tecidos contém água, lípidos e proteína que refletem luz. Ao adicionar alguns produtos químicos que alteram essa composição, pesquisadores conseguem permitir que a luz atravesse os tecidos dos órgãos.

Além disso, os cientistas também criaram um microscópio de varredura a laser que possui uma capacidade maior de retenção das amostras. Com isso, ficou ainda mais detalhada a produção das imagens dos órgãos, mesmo que sejam grandes como os rins. De posse desses dados, eles desenvolveram algoritmos para poder analisar milhões de células em 3D.

Não, não é para que ganhemos os poderes da Mulher Invisível, do Quarteto Fantástico. Segundo a pesquisa, a transparência do tecido ótico permite a investigação celular e molecular de tecidos complexos em 3D. Os órgãos humanos adultos são particularmente difíceis de tornar transparentes devido ao acúmulo de moléculas densas e resistentes em tecidos com décadas de idade.

A ideia é que com a ajuda de Shanel, seja possível mapear os órgãos humanos em perfeitas condições, como cérebros, para poderem ser moldes de impressão de órgãos humanos funcionais em impressoras 3D biológicas.

Com isso, deve cair drasticamente os custos e o tempo de espera de uma pessoa que precisa de um transplante.

"O tempo de espera dos pacientes e os custos do transplante são um fardo real", explicou Ertürk em um comunicado à imprensa. Para ele, poder conhecer detalhadamente a estrutura celular dos órgãos é um passo gigantesco na criação de órgãos funcionais de maneira artificial e sob demanda.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS