Topo

Facebook vai pagar para ouvir gravações de voz de usuários

Logo do Facebook - Johanna Geron/Reuters
Logo do Facebook Imagem: Johanna Geron/Reuters

De Tilt, em São Paulo

21/02/2020 09h50

O Facebook anunciou ontem que vai oferecer dinheiro para alguns usuários em troca das gravações de voz deles. A ideia é usá-las para ajudar a melhor a tecnologia de reconhecimento de fala da empresa.

A medida ocorre depois que o Facebook - assim como Amazon, Apple, Google e Microsoft - foi pego ouvindo e transcrevendo gravações de voz para melhorar os sistemas de reconhecimento de fala sem informar os usuários.

De acordo com o site The Verge, a rede social permitirá que o usuário faça gravações como parte de um novo programa chamado "Pronunciations" (pronúncia, em português) no aplicativo Viewpoints.

Caso a pessoa se qualifique para fazer parte do programa, gravará a frase "hey portal", seguida do primeiro nome de um amigo da sua lista de contatos, com a possibilidade de registro de até dez conhecidos. Esse processo precisa ser captado duas vezes.

O programa só estará disponível para usuários dos Estados Unidos com mais de 18 anos e que tenham mais de 75 amigos na rede social.

Não tão lucrativo assim

Participar do programa não vai ser tão lucrativo. Quando concluir um conjunto de gravações, o usuário vai receber 200 pontos — e não vai poder sacar sem que antes atinja mil pontos, o que será traduzido numa recompensa de US$ 5 dólares (cerca de R$ 22) via Paypal.