Topo

Conheça Céu, a garotinha que faz os desenhos mais sincerões da internet

Os desenhos de Céu viralizaram nas últimas semanas - Reprodução
Os desenhos de Céu viralizaram nas últimas semanas Imagem: Reprodução

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

21/02/2020 04h00

"Fada não gosta de lavar roupa", "chorar não resolve nada", "segura a coroa, princesa". Você já viu alguma dessas frases circulando no seu Instagram acompanhadas de desenhos fofos? Se ainda não, pare tudo o que você está fazendo e abra agora o perfil @desenhaceu, que possui mais de 73 mil seguidores.

Tudo o que tem por lá foi criado pela garotinha Céu Vassou, de seis anos, e tem feito a internet morrer de amor nas últimas semanas. Além dos desenhos, o que mais chama a atenção é o fato de a pequena artista usar várias frases megasinceras. Aposto que tem muito adulto refletindo sobre a própria vida depois da espontaneidade da Céu.

A explosão de fofura aumenta ainda mais porque as legendas de seus desenhos não seguem a norma culta do português. E isso é óbvio, pois a pequena acabou de entrar no primeiro ano do ensino fundamental e escreve da forma como ela fala.

Céu Vassou é uma garotinha carinhosa, sensível, engraçada e perfeccionista - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A artista, segundo a sua mãe, é carinhosa, sensível e perfeccionista
Imagem: Arquivo Pessoal

O amor de Céu pela arte vem desde sempre, contou sua mãe, Raissa Braga, para Tilt. "Desenhar é algo dela mesmo. É algo que nasceu com ela. Ela acorda e a primeira coisa que ela faz é desenhar. Alguns dos desenhos são de quando ela tinha três, quatro, cinco anos". Ela trabalha como artista têxtil, mas acredita que isso não influenciou tanto a filha.

"As frases vão surgindo de acordo com os livrinhos que ela vai escrevendo, alguns têm até a editora que ela mesma inventa. Alguns desenhos são de livros de história que ela mesma cria. É uma criança muito lúdica. Ela gosta de mandar recadinhos. É extremamente carinhosa, sensível, engraçada e perfeccionista", acrescentou.

O perfil dos desenhos da pequena está tão famoso que uma série de artistas está curtindo o perfil. Alguém conhece a Bruna Marquezine? A Alice Wegmann? Pois é.

Céu Vassou inventa suas próprias histórias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Céu adora inventar suas próprias histórias durante os desenhos
Imagem: Arquivo pessoal

Como a página ganhou vida?

Raissa explica que não queria antes que o perfil se tornasse público. Ele foi criado para que a família e amigos tivessem os registros da criatividade de Céu, e funcionaria mais como um espaço de memórias. Os desenhos em papel estavam perdendo a cor, e alguns estavam sumindo com o tempo. Mas ela resolveu mudar de ideia.

"Deixei privada até o início desse ano. Abri no fim de janeiro e, do nada, surgiu aquele tanto de gente compartilhando. Pessoas que eu sou fã do trabalho falando, filtros sendo criados, toda uma linguagem de falar, as figurinhas [do WhatsApp]. Tem gente que já pediu para tatuar [os desenhos]", comentou Raissa (dando risada).

"Eu tenho muito zelo pela infância da Céu. É algo primordial na minha vida. E ver esse tanto de amor em uma coisa tão simples, um desenho de criança, uma simples frase, mostra que as pessoas ainda são sensíveis, amáveis e bem-humoradas", complementou.

Confira abaixo algumas fofuras criadas pela Céu

A preparação para o "Blocu da Fofinhas" com muito "Glitter de fofura" já teve mais de 13 mil curtidas.

Você consegue amar como a Céu ama?

E esse recado para quem joga lixo no chão?

Se a Céu diz, está dito!

Céu diz: valorize a sua mãe.

Alguém aí gosta de lavar roupa? As fadas também não.

Filtro do Instagram com os desenhos

A criatividade não tem limites. Um filtro no Instagram com os desenhos da Céu está bombando também. Eles foram criados pelo usuário João Mendonça, que pediu autorização a Raissa para usar as obras da pequena artista.

Para conseguir usar, você pode acessar o perfil do João (@crnjoao) pelo app do Instagram e clicar no símbolo da carinha feliz— ela fica localizada bem no meio da tela, ao lado do símbolo do feed de fotos. O primeiro filtro já é o da Céu. Pressione o dedo por alguns segundos em cima dele e um botão "Experimentar" vai abrir.

Ao selecioná-lo, você já vai conseguir usar o filtro em seu perfil do Instagram.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS