Topo

Nasa divulga missões finalistas do Discovery; Vênus pode ser destino

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

18/02/2020 12h18

A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou quatro finalistas para a próxima rodada do Discovery, programa que seleciona e planeja futuras missões. Dois dos escolhidos apresentam projetos que envolvem uma ida ao planeta Vênus.

A atmosfera do segundo planeta mais próximo ao Sol poderá ser visitada caso um dos dois projetos (batizados de "Veritas" e "Davinci+") se torne campeão do programa da agência, que já deu US$ 3 milhões (cerca de R$ 13 milhões) para cada finalista investir no plano de missão.

Os dois projetos com relação direta com Vênus chegam à fase final do processo seletivo pela 2ª vez. Além deles, os outros dois finalistas são o "Ivo" (missão orbital em Júpiter) e o "Trident" (que iria até Tritão, lua de Netuno).

O vencedor será conhecido no ano que vem e as partidas devem ocorrer entre 2025 e 2029, segundo a agência.

"Essas missões selecionadas têm o potencial de transformar nossa compreensão de alguns dos mundos mais ativos e complexos do sistema solar", falou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da Nasa, em comunicado à imprensa internacional.

"Explorar qualquer um desses corpos celestes ajudará a desvendar os segredos de como ele e outros como ele chegaram ao cosmos", completou Zurbuchen.