Topo

Jovem de 17 anos descobre novo planeta em 3° dia de estágio na Nasa

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

De Tilt, em São Paulo

17/02/2020 08h57

Um jovem de 17 anos surpreendeu o mundo da ciência ao descobrir, em seu terceiro dia de estágio na Nasa, agência espacial norte-americana, a existência de um novo planeta.

Tudo começou no fim do ano passado, quando o estudante Wolf Cukier ganhou uma oportunidade para ficar por dois meses trabalhando com cientistas da agência.

Sua principal função na Nasa era examinar variações no brilho de estrelas capturadas por um sistema e divulgar as informações colhidas para o Planet Hunters, projeto de ciência que incentiva o público comum na busca por novos planetas.

Em pouco tempo de trabalho, no entanto, coube a Cukier conseguir a façanha, divulgada no próprio site da Nasa.

"Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários sinalizaram como um binário eclipsante, um sistema em que duas estrelas circulam entre si e, do nosso ponto de vista, eclipsam-se a cada órbita", iniciou o jovem ao explicar como conseguiu o feito.

"Cerca de três dias após o estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338. No começo, pensei que fosse um eclipse estelar, mas o tempo estava errado. Acabou sendo um planeta", falou o adolescente.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS