Topo

Horário de verão: o celular atrasou uma hora? Entenda e saiba resolver

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

De Tilt*, em São Paulo

16/02/2020 09h43Atualizada em 16/02/2020 10h35

Sem tempo, irmão

  • Muitos celulares amanheceram neste domingo com o relógio errado
  • Os dispositivos consideraram que o fim do horário de verão seria hoje
  • Por isso, vários relógios atrasaram automaticamente em uma hora
  • Solução é ajustar manualmente o horário dos aparelhos para não ter problema

Por um acaso, você acordou neste domingo (16) e reparou que o relógio do seu celular estava uma hora atrasado? Bom, mais uma vez os aparelhos "acharam" que o horário de verão existia no Brasil. Mesmo com o seu fim, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril do ano passado, vários telefones acabaram fazendo ajustes automáticos e consideraram que hoje era o fim oficial do horário de verão.

Não é a primeira vez que o padrão de hora causa "pane" nos celulares no Brasil. Em outubro e novembro de 2019, alguns celulares mudaram sozinhos ao considerar o início oficial da mudança.

De qualquer forma, para quem ficou confuso (e não quer chegar na hora errada no bloquinho de Carnaval), a saída é verificar a hora oficial de Brasília neste site.

O que fazer se o meu atrasou?

Se você foi um dos sorteados e o seu relógio atrasou em uma hora, saiba que é bem simples resolver o problema e ajustar manualmente o horário.

Android

  • Entre nas configurações do aparelho e encontre a opção "Sistema".
  • Agora, vá na "Data e Hora" e entre desative o item "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".

Esse percurso pode ser um pouco diferente conforme o modelo do celular, mas é basicamente parecido. Na dúvida, você pode acessar a parte de busca nas configurações (geralmente, uma luta na tela inicial) e digitar a palavra "hora" para achar os demais itens.

iPhone

Entre nos "Ajustes" e selecione o item "Geral"

Observe que o "Data e Hora" vai aparecer. Dentro dele duas opções aparecem: desativar a opção "Automaticamente" e ajustar o relógio para a hora certa manualmente.

Bônus: horário também pode mudar em computadores

A mudança para o fim do horário de verão também pode afetar notebooks e computadores de mesa. Por isso, vale verificar e alterar, caso seja necessário.

PC Windows

A Microsoft também conta com atualização automática de fusos e horários de verão no Windows e o sistema também está adaptado para o fim do horário de verão desde julho. A atualização para o Windows 10 que mudou isso é a 4093753.

Caso o seu dispositivo não esteja atualizado, é possível seguir os passos abaixo:

Nas configurações do Windows 10, clique no ícone de janelinha (canto direito da tela) e depois na engrenagem para chegar às configurações. Depois siga o caminho Atualização e Segurança > Windows Update > ver se há a mensagem "Há atualizações disponíveis". Se sim, clique em "Reiniciar agora" para começar o serviço.

Já a atualização manual de hora é também nas Configurações, seguindo o caminho "Hora e idioma" > aba Data e Hora > Ajuste a data e hora manualmente. Ou ligue a opção "Ajuste o fuso horário automaticamente" para que ele faça isso sozinho. Só veja se o fuso está correto nesse mesmo menu, em "Fuso Horário"; se não, altere para o certo.

Mac

Escolha o menu Apple (o com ícone de maça, no topo esquerdo da tela principal do Mac OS). Depois em Preferências do sistema e clique em Data e hora.

No painel Data e hora, verifique se "Definir data e hora automaticamente" está selecionado e seu Mac está conectado à internet. O seu Mac pode obter a data e hora atuais dessa forma.

Para ajustar manualmente, desligue a opção acima. Para fazer essa alteração, pode ser necessário clicar no ícone de cadeado e inserir sua senha de administrador. Aí é só ajustar a hora. Depois clique em Salvar.

Entenda essa confusão toda

A rebeldia dos celulares, tablets, computadores e outros sistemas eletrônicos tem aparecido desde que início do horário de verão foi alterado pelo então presidente Michel Temer. Tradicionalmente, o padrão de horário começava no terceiro domingo de outubro. Mas, em 2017, um decreto definiu que o regime especial começaria no primeiro domingo de novembro a partir de 2018.

Foi por isso que os dispositivos ficaram malucos em outubro e novembro passados. Mas a bagunça não terminou por aí. O horário de verão teve um fim no papel em 2019. Só que vários eletrônicos ainda consideraram que a data oficial para o fim do regime de hora seria neste domingo (16).

Basicamente, os sistemas operacionais desses aparelhos utilizam um banco de dados de fuso horário para definir as horas. Se ele não é atualizado (com o fim ou início do horário de verão), seja pelas operadoras de celular ou pelas fabricantes do aparelho, os dispositivos não têm como saber qual é a hora correta ou não.

Por um ou outro motivo técnico, essa atualização deve ter falhado. E o resultado foi a confusão de hoje.

*Com informações de Helton Simões Gomes

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS