Topo

Índia instala sensor em semáforo e aumenta tempo de espera a cada buzinada

Reprodução/ Twitter
Imagem: Reprodução/ Twitter

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

15/02/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Trânsito da Índia é considerado um dos mais caóticos do mundo
  • Polícia de Mumbai instalou microfones nos semáforos para medir os decibéis
  • Valor registrado pelo equipamento foi acrescentado ao tempo de espera pelo sinal verde
  • Vídeo viralizou e a polícia do país estuda implementar o sistema em algumas cidades

Você já deve ter visto alguma foto do trânsito na Índia, certo? Conhecido como um dos mais caóticos do mundo, o tráfego no país chama atenção pela quantidade de carros, rotatórias, semáforos e cruzamentos. Por isso, os motoristas indianos possuem um costume que incomoda muita gente: buzinar. Há inclusive um ditado indiano que diz que para dirigir no país é necessário ter um bom carro, bons olhos, boa sorte e uma boa buzina.

Foi pensando nisso que a polícia de Mumbai, cidade com mais de 18 milhões de habitantes, decidiu mostrar aos motoristas que a buzina é o elemento mais dispensável do ditado popular.

De acordo com o vídeo compartilhado pela polícia local, os motoristas têm o costume de buzinar pouco antes de os semáforos abrirem para deixar o motorista do carro da frente atento. Com muitos carros na via, a sinfonia de buzinas faz um estardalhaço.

Assim, a polícia local instalou um microfone nos semáforos que registrava os decibéis causados pelo "buzinaço" e somava ao tempo restante para que o sinal verde aparecesse. Com isso, o tempo parado à espera de o semáforo abrir aumentava consideravelmente.

A ação, nomeada de "buzinar com responsabilidade", visava provocar os motoristas para que eles entendessem que a buzina deve ser acionada apenas em momentos importantes. Uma placa foi colocada ao lado do semáforo com os dizeres "buzine mais, espere mais".

O vídeo divulgado pela polícia mostra motoristas saindo do carro com olhares confusos, outros pedindo para que parassem de buzinar, pessoas rindo na calçada e até policiais se cumprimentando para comemorar o resultado. "Era isso que queríamos dizer a eles: buzinar ou fazer barulho não move o tráfego", disse o porta-voz da polícia de Mumbai, Pranaya Ashok, ao The New York Times.

Segundo a publicação, o teste foi realizado em novembro e dezembro do ano passado, e os chefes da polícia local estão estudando como implementá-lo em toda a cidade.

Nos comentários do vídeo, contudo, muitos indianos disseram que a ação deveria ser voltada aos motociclistas, já que eles seriam os responsáveis pelo barulho de buzinas no trânsito.

"Você não conseguirá nada com esse truque. Os culpados regulares são motociclistas, automóveis e táxis. Faça com que o governo promova uma mudança de política alterando as buzinas desses veículos para um volume moderado. E aplique multas em buzinas sem tentar encher seus bolsos".

"Isto é fantástico! A maior parte do barulho das buzinas vem de veículos de duas rodas".

Veja mais reações dos internautas:

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS