Topo

Microsoft desiste de ideia de "forçar" uso do Bing no Chrome; entenda

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

12/02/2020 10h49

A Microsoft voltou atrás na ideia de "forçar" os internautas a usarem seu próprio buscador (Bing) como site padrão de pesquisas no Google Chrome.

O recuo se deu, segundo o Tech Radar, após uma reação negativa de departamentos de TI em todo o mundo sobre o plano da empresa fundada por Bill Gates. A reclamação era de que a companhia iria recorrer a uma "tática de malware".

De acordo com o site, a Microsoft "parecia ter antecipado" a rejeição e havia preparado uma extensa página de FAQ explicando como desativar ou impedir este processo.

A iniciativa não foi suficiente para conter o número de queixas, e a empresa cancelou o lançamento do projeto.

Como isso seria feito?

Inicialmente, a Microsoft pretendia avalancar o Bing por meio de uma extensão da plataforma da Microsoft para o Chrome, que seria instalada de maneira automática em conjunto com a atualização do Microsoft Office 365 ProPlus.

Quando o usuário atualizasse esta configuração, iria ver que o Google não constava mais como serviço de buscas automático do Chrome - em seu lugar, estaria o Bing.

Resposta da empresa

Em nota, a Microsoft confirmou o cancelamento. "Ouvimos dizer que os clientes não querem que o Office 365 ProPlus altere os padrões de pesquisa sem uma opção de inclusão e precisam de uma maneira de controlar essas alterações em dispositivos não gerenciados. A Microsoft Search no Bing não será lançado Forneceremos um cronograma atualizado para esse lançamento nas próximas semanas.