Topo

Ano novo, trabalho novo: apps ajudam na busca pelo emprego dos sonhos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

09/02/2020 04h00

A busca por um bom emprego, que equilibre satisfação profissional com um bom salário, é uma tarefa bem complexa. Quem aí está há um tempo desempregado ou descontente com o emprego atual? Muita gente, provavelmente.

Mas separamos uma lista de aplicativos para dar uma força. Testamos alguns e contamos agora os destaques de cada um deles. Do popular LinkedIn, que reúne uma série de profissionais, ao TAQE, que funciona como um jogo misturado com o Tinder. Boa sorte!

LinkedIn

LinkedIn: aplicativos para conseguir um trabalho ou mudar de emprego - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É o aplicativo da rede social corporativa mais famosa do mundo. A ferramenta engloba todos os recursos do LinkedIn, como o feed com informações dos usuário que você segue, o perfil profissional deles e, claro, o recurso de busca por vagas disponíveis. Nesta opção, você pode procurar pelo cargo que deseja ter, usar outras palavras-chave, inserir uma função e até escolher a localidade das ofertas de emprego.

Quando você abre o aplicativo, ele exibe cinco ícones principais: Início (mostra a linha do tempo com as publicações dos seus contatos), Minha Rede (sugere pessoas que você pode querer ter em sua rede), Publicar (parte para você compartilhar pensamentos, informações, etc), Notificações (avisa sobre as interações no seu perfil), Vagas (local destinado para você encontrar ofertas de trabalho).

Uma das opções mais úteis (e simples), para mim, é a lista das últimas buscas feitas. O aplicativo salva as últimas vagas que você procurou e deixa associada ao seu perfil. Assim, você só precisa clicar em, por exemplo, "administração - Rio de Janeiro", para ver as novas vagas disponíveis relacionadas. Não precisa digitar tudo de novo.

Vagas

Vagas: aplicativos para conseguir um trabalho ou mudar de emprego - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo é bastante intuitivo e tem uma ótima qualidade logo de cara. Ele é focado na oferta de vagas e não tanto como rede social. As buscas de trabalho podem ser filtradas por cargo, área e localização, e elas são listadas por relevância ou data.

O app também recomenda as vagas novas conforme o que o candidato buscou anteriormente. A empresa chama de match do dia (lembra do Tinder?!). O usuário deve fazer o cadastro completo de seu currículo antes de se candidatar.

Após as candidaturas, o usuário tem fácil acesso às vagas em que ele enviou o currículo. Achei interessante, pois fica mais tranquilo saber se a empresa visualizou o perfil, se a vaga ainda está aberta ou não, entre outras informações.

Segundo dados do aplicativo, a plataforma tem mais de 3 mil empresas cadastradas. Outra função que achei super útil é que ele envia notificações quando novas vagas são abertas.

Indeed

Indeed: aplicativos para conseguir um trabalho ou mudar de emprego - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Também funciona como um banco de vagas virtual com ofertas no Brasil e até no exterior. Um dos lados positivos dele é permitir a busca antes de realizar o cadastro completo. Outra coisa legal é que dá para "descartar" determinadas vagas para que elas não apareçam mais em nenhuma procura feita depois por você.

Uma característica interessante foi que grande parte das empresas que vi anunciando vagas no aplicativo adicionaram o salário médio proposto para o trabalho. Sem contar que os usuários conseguem visualizar avaliações sobre as empresas que ele tem interesse.

Catho

Uma das plataformas de busca de empregos mais famosas do Brasil também possui aplicativo. Não acho que o app tenha um visual muito bonito e nem é um dos mais intuitivos, mas permite bons filtros para encontrar ofertas de trabalho, como localidade, cargo ou função.

A busca pode ser feita gratuitamente, mas outro ponto negativo é o valor para se cadastrar: o usuário paga mais de R$ 80 reais por mês para poder usar todos os serviços. Novos usuários possuem 30 dias grátis. No geral, funciona parecido com os aplicativos acima.

  • Gratuito (com serviços pagos)
  • Disponível para iOS e Android

TAQE

TAEQ: aplicativos para conseguir um trabalho ou mudar de emprego - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

É o aplicativo mais diferentão de todos os comentados nesta lista. Ele é um jogo (de emprego) misturado com o Tinder. A plataforma soma pontos de acordo com os testes e aulas assistidas. Depois, mostra as vagas que mais combinam com você.

O primeiro teste, por exemplo, é sobre a sua personalidade. De acordo com diversas perguntas, ele traça o seu perfil e quais são os principais pontos positivos e negativos.

O app é bastante interessante para se conhecer melhor e aprender mais sobre como se comportar para conseguir uma vaga. Porém, ao menos em minhas áreas de interesse, não havia tantas opções de oportunidades. Posso estar enganada, mas me pareceu mais para jovens que buscam os primeiros empregos.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS