Topo

Empresa encerra a fabricação do BlackBerry; celular bombou nos anos 2000

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

04/02/2020 19h26

Sensação e sonho de consumo para muitos nos anos 2000, o BlackBerry teve sua fabricação encerrada. O comunicado foi feito pela TCL, fabricante chinesa do aparelho.

O término da produção se deu por meio do fim do contrato de licenciamento do nome - o que empaca as tentativas e planos futuros de tornar o aparelho um dos preferidos entre os consumidores novamente.

Por meio do Twitter, o perfil oficial da BlackBerry explicou que os dispositivos mais antigos que ainda estão à venda e em circulação contarão com o suporte da empresa até 2022 a fim de assegurar as garantias dos aparelhos.

Por mais que a TCL tenha encerrado a fabricação, outras empresas podem assumir o controle da marca e produzir novos aparelhos - embora possa não ser lucrativo bater de frente com grandes nomes atuais do mercado, como a Apple, Samsung e a também chinesa Xiaomi, como reforçam especialistas.

Quando lançado, o BlackBerry era um dos principais celulares e queridinho entre os consumidores. Na época, o aparelho se diferenciava por trazer teclado feito de plástico, que facilitava a digitação para letras e números. A TCL assumiu a operação em 2015.