Topo

Nova função da Uber identifica situações de risco e aciona segurança do app

Uber identificará automaticamente possíveis paradas longas e inesperadas na rota - Robson Ventura/Folhapress
Uber identificará automaticamente possíveis paradas longas e inesperadas na rota Imagem: Robson Ventura/Folhapress

De Tilt, em São Paulo

21/01/2020 12h08

Nas próximas semanas, motoristas e usuários da Uber vão ganhar uma novidade a fim de prezar pela segurança no aplicativo, que identificará paradas inesperadas ou longas no trajeto de viagem.

A ferramenta, chamada de U-Ajuda, poderá identificar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota.

Caso um evento desse tipo seja detectado, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem, enviando uma mensagem para o motorista e o cliente direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo, como ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou até mesmo abrir um contato com a central de atendimento da Uber para casos não urgentes.

A tecnologia utiliza o poder do GPS e outros sensores no smartphone, e começará a ser testada em a partir desta terça (21).

"A nossa visão é que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover. Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem", explicou Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil.

Nos últimos tempos, a Uber anunciou outros recursos de segurança como possibilidade de gravação de áudio no carro e a possibilidade de colocar uma senha para ter certeza que está embarcando no carro certo.