Topo

Asteroide é descoberto pela primeira vez mais perto do Sol do que de Vênus

Asteroide é encontrado mais próximo ao Sol do que a Vênus - Reprodução/THE VIRTUAL TELESCOPE PROJECT
Asteroide é encontrado mais próximo ao Sol do que a Vênus Imagem: Reprodução/THE VIRTUAL TELESCOPE PROJECT

Do UOL, em São Paulo

20/01/2020 19h25Atualizada em 21/01/2020 19h23

Pela primeira vez, cientistas descobriram um asteroide orbitando mais próximo do Sol do que de Vênus. O corpo rochoso, chamado de 2020 AV2, completa uma volta ao redor do Sol em 151 dias, o menor período orbital de qualquer asteroide já identificado.

Tal corpo celeste é conhecido como "intervenusiano" —que não se desvia da órbita de Vênus— foi revelado em 2012, mas até agora nunca tinha sido encontrado. Quem descobriu o asteroide foi The Virtual Telescope Project, um observatório online cuja sede é na Itália e que foi criado por Gianluca Masi.

"Entre centenas de milhares de asteroides conhecidos, apenas 21 são suspeitos de terem uma órbita inteiramente dentro da [órbita da] Terra. O recém-descoberto 2020 AV2 é o primeiro a se mover inteiramente dentro da órbita de Vênus, sendo um objeto muito especial", disse Masi.

O 2020 AV2 foi avistado pela primeira vez em 4 janeiro pelo telescópio Samuel Oschin Schmidt. Sua órbita singular levou os especialistas a classificá-lo como "Vatira", combinação das palavras "Vênus" e "Atira", nome dado a um objeto que tem sua órbita totalmente contida dentro da órbita da Terra.

Os cientistas não conseguiram calcular sua medida exata, mas a estimativa é que tenha cerca de 1,9 km de largura.

"Assim que fiquei sabendo deste objeto, eu quis observá-lo e contribuir com a descoberta. Infelizmente, eu tive que enfrentar nuvens por vários dias, tornando impossível observar um objeto tão baixo [no horizonte] ao anoitecer", explicou o astrofísico responsável pela equipe.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a distância do sol para Mercúrio não é de 12 milhões de km e nem de 10 milhões de km do sol até Vênus. A informação foi corrigida.