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Sua mala deverá chegar mais rápido com este carro autônomo que leva bagagem

Tract AT135, veículo automático da Air France em operação no aeroporto de Toulouse - Divulgação/Air France
Tract AT135, veículo automático da Air France em operação no aeroporto de Toulouse Imagem: Divulgação/Air France

João Paulo Carvalho

Colaboração para Tilt, em Madri

20/01/2020 04h00

Enquanto diversos países da Europa debatem sobre as condições e as regulamentações para carros sem condutores, a tecnologia invade outros campos. No aeroporto de Toulouse, no sul da França, a companhia aérea Air France adotou veículos autônomos para transportar a bagagem de passageiros.

Fabricado pela empresa francesa Charlatte Autonom, o carro é conhecido como Tract AT135 e foi desenvolvido para atuar exclusivamente no setor de logística da Air France. Trata-se do primeiro veículo autônomo do mundo a desempenhar funções deste tipo em um aeroporto.

Ainda que ele seja operado pela própria companhia aérea, o projeto é resultado da colaboração entre quatro empresas. Além das já citadas Air France e Charlatte Autonom, Groupe 3S e TCR são diretamente responsáveis pela assistência técnica e melhorias do sistema do Tract AT135.

O veículo foi desenvolvido para ajudar no transporte de malas da área de pousos e decolagens dos aviões até a esteira de bagagens. A parte externa do Tract AT 135 é idêntica à dos carros convencionais que operam em aeroportos do mundo todo.

O diferencial, entretanto, está na área interior, que tem sensores, câmeras traseiras e dianteiras e uma tela sensível ao toque de 40 centímetros de comprimento. O carro, que suporta carregar até 25 toneladas e tem velocidade média de 24 quilômetros por hora, conta ainda com um GPS.

Apesar dos variados recursos automáticos, muitas funcionalidades do Tract AT135 ainda precisam ser feitas de maneira manual. O carregamento das malas, por exemplo, fica por conta dos operários, que também devem programar o destino final do veículo com ajuda do GPS.

Até o momento, os carros sem condutores estão sendo utilizados apenas em Toulouse. Em fase de testes desde o fim de novembro, a ideia é de que todo o transporte de bagagem do aeroporto seja operado exclusivamente por esses veículos até dezembro de 2020. A empresa também visa levar o Tract AT135 para outros países do mundo.

"Esse é o primeiro passo para que tenhamos uma distribuição mais ampla de veículos autônomos em nossos aeroportos", afirmou o chefe de inovação tecnológica da Air France, Vincent Euzeby. "Queremos projetar o aeroporto inteligente, mais inovador, conectado e eficiente para nossos clientes", complementa o presidente do conselho administrativo do aeroporto de Toulouse, Philippe Crébassa.

Tempo e economia

Ainda de acordo com a Air France, os custos de manutenção dos novos carros são bem mais enxutos se comparados aos veículos antigos. Segundo a empresa, que não divulgou as cifras, o Tract AT135 dura três vezes mais, já que ele não necessita de reparos constantes.

Como o combustível escolhido para ele é biodegradável, o veículo também se adapta às novas medidas climáticas do planeta. "O Tract AT135 representa ganhos em todos os quesitos. A gente quer fazer com que a vida de todos, principalmente a dos usuários do aeroporto, seja mais fácil", complementa Euzeby.

O fator tempo foi determinante para que a nova tecnologia fosse testada em Toulouse. Se antes um carro demorava até 30 minutos para ser carregado desde a área de pousos e decolagens dos aviões até a esteira de bagagens, com o AT135 isso leva, no máximo, 15 minutos, ainda que o GPS tenha que ser programado manualmente.

"Todo mundo já se estressou alguma vez na vida com a demora para que as malas chegassem até a esteira. Eu mesmo já fiquei mais de meia hora esperando. Um dos propósitos é fazer com que as pessoas percam menos tempo esperando pela bagagem. Os testes, até aqui, foram positivos. Vamos ver se conseguimos melhorar ainda mais nos próximos meses", conta Crébassa.

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