Topo

TV


Que história é essa de consertar TV no forno? Sim, tem gente fazendo isso

Acredite: isso é a placa-mãe de uma smart TV em um forno que acabou de ser desligado - Reprodução/YouTube Nat Ingraci
Acredite: isso é a placa-mãe de uma smart TV em um forno que acabou de ser desligado Imagem: Reprodução/YouTube Nat Ingraci

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt

15/01/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Internautas têm ensinado no YouTube a pôr placa-mãe da televisão no forno aquecido
  • Calor pode recriar solda das peças, que podem ter se soltado
  • Mas prática não é recomendada: além de poder danificar placa, pode ferir alguém

Para qualquer dúvida que surja, a resposta (geralmente) está ao alcance de uma busca no Google. Mas, existem alguns vídeos que deixam qualquer um de cabelo em pé. O exemplo de hoje é que alguns internautas têm ensinado no YouTube a colocar a placa-mãe da sua televisão no forno para restaurá-la.

A técnica, não indicada por especialistas, ensina as pessoas a consertarem suas TVs com defeitos como congelamento de imagem, tela piscando etc. Em um dos vídeos, um garoto explica que vai fazer o procedimento porque o aparelho é antigo, e avisa: "Isso aqui é por conta e risco de vocês, beleza?".

Nos minutos seguintes, ele abre a carcaça da televisão, retira a placa-mãe, coloca em uma forma envolta de papel alumínio e põe no forno. O menino avisa: pré-aqueça a placa e deixe-a por dez minutos no forno a 180ºC. Espere a placa esfriar e monte a TV novamente. No final, o defeito de imagem congelada do aparelho desaparece, e o televisor volta ao normal.

Em outro vídeo, uma youtuber faz o mesmo procedimento, ainda mais detalhado. Ela chega a limpar a placa com pincel e um secador de cabelo. No caso dela, a TV estava piscando e não com a imagem congelada. No final, tudo também volta ao normal, mas cuidado...

Que bruxaria é essa?

Primeira coisa: não existe magia nestes vídeos. O que acontece, na verdade, é que alguma peça da placa-mãe —resistor, capacitor, bobina, chip etc.— deve estar com problema de contato. Isso porque todas os componentes internos são soldados com estanho, um material que "cola" as peças e garante a corrente elétrica entre elas, mas que com o passar do tempo podem se soltar.

Ao colocar a placa no forno em alta temperatura, esse estanho derrete e refaz o contato entre as peças. O problema é que isso pode ser temporário e, em poucos dias, os componentes podem se soltar novamente. Então, o ideal é levar em uma assistência técnica, que vai fazer o diagnóstico correto e consertar da forma adequada e segura.

O equipamento para realizar esse conserto é o ferro de solda, como explica o professor de Engenharia de Computação João Carlos Fernandes, do Instituto Mauá de Tecnologia. "É um bastão que é ligado na tomada para esquentar a ponta dele. Aí, esse ferro encosta no estanho, que derrete, e aí sim é possível fechar o circuito e refazer o contato", explica.

Práticas assim são perigosas, diz o professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI Rudolf Buher. "O menino poderia queimar a placa, danificar o aparelho e ainda se machucar com isso", diz. "Isso não pode ser feito em casa. Precisa ser uma pessoa com conhecimentos técnicos porque não é assim que se faz", afirma.

Então, já sabe, né? Se a sua televisão começar a dar uns probleminhas, não corra para o YouTube, e sim para a assistência técnica da fabricante. Melhor gastar uma graninha do que correr o risco de ver sua TV derreter.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS