Topo

Uber lança código PIN para fortalecer segurança de motoristas e passageiros

stockcam/iStock
Imagem: stockcam/iStock

De Tilt, em São Paulo

08/01/2020 11h03

A Uber anunciou ontem o lançamento de um sistema que utiliza código PIN, cujo objetivo é fortalecer a segurança tanto de motoristas quanto de passageiros da plataforma.

A ferramenta, segundo o site Engadget, já estava em fase de testes e começou a ser oficial nesta semana para alguns usuários de dois países: EUA e Canadá. A meta é expandir a quantidade de regiões nos próximos meses.

O funcionamento da nova tecnologia da Uber é simples: assim que uma viagem é solicitada, o passageiro recebe um código de quatro dígitos no smartphone.

Quando o motorista chega ao local indicado, a instrução é para o passageiro falar os números corretos ao condutor, que digita o PIN em um sistema interno e habilita a corrida.

O sistema, então, só aceita o número colocado se ele "bater" com o que apareceu no celular do passageiro - impedindo assim, fraudes ao digitar qualquer PIN.

Jovem morreu após confundir carro

A Uber não confirmou, mas o Engadget citou que o recurso é "claramente" uma resposta ao assassinato de Samantha Josephson, ocorrido em março do ano passado nos EUA.

Na ocasião, ela acabou se confundindo e entrou em um carro errado após solicitar uma viagem. No trajeto, foi morta, e seu corpo foi encontrado dias depois em uma região rural.