Topo

Novo robô fofo da Samsung é espécie de BB-8 que te segue e cuida da casa

O pequeno robô no formato de bola reconhece e segue as pessoas de acordo com a distância do dono - Divulgação
O pequeno robô no formato de bola reconhece e segue as pessoas de acordo com a distância do dono Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro*

De Tilt, em Las Vegas (EUA)

07/01/2020 00h52

Temos duas certezas na vida: a morte e que robôs aparecerão na CES (Consumer Electronics Show). Nesta segunda-feira, a Samsung cumpriu a cota da segunda certeza e mostrou em Las Vegas seu mais novo produto: um robô fofo que te segue pela casa e lembra o BB-8, de Star Wars.

Chamado Ballie, a novidade da companhia sul-coreana apareceu no palco para divertir a plateia e causar com H.S. Kim, presidente e CEO da Samsung. O pequeno robô amarelo surgiu logo no início da apresentação para roubar corações.

Assim como o BB-8 ou R2-D2, Ballie consegue seguir o usuário por aí. A Samsung apontou que o dispositivo representa a visão da companhia para a próxima década, chamada de "era da experiência": até robôs podem ser nossos companheiros e parceiros de vida.

"Vamos ter 43 megacidades em 2030. Precisamos repensar os espaços. Não só de pessoas, mas pets, que são considerados parte da familia. Precisamos de um novo modo de pensar. A nova decada é a era da experiência e novos dispositivos da tecnologia como robôs podem ser companheiros de vida", apontou Kim.

O pequeno robô no formato de bola reconhece e segue as pessoas de acordo com a distância do dono. Se você se aproxima dele, ele se afasta girando pelo chão. Se começar a correr, ele aumenta a velocidade para te seguir. Caso você já tenha visto Star Wars, consegue imaginar o que estou falando.

Além da fofura

O brinquedinho é fofo por si só, mas suas funcionalidades vão além. Ele consegue, de acordo com a Samsung, ser um cuidador da casa.

Remotamente, por exemplo, ele pode mandar informações via celular para os donos enquanto eles estão no trabalho. Um exemplo dado pela Samsung é de Ballie percebendo que um cachorro derrubou um prato de cereal e, automaticamente, o aparelho ativa o aspirador-robô da marca para limpar a bagunça.

Ballie é ainda equipado com uma câmera interna capaz de tirar fotos de momentos da família. Ele também pode servir como um controle remoto para ajudar idosos em diferentes tarefas da casa e também como um assistente fitness.

E a privacidade desse treco? Bom, a Samsung alega que os dados coletados não são usados pela marca, já que a inteligência artificial está embutida no robôzinho.

"Claro que você quer que o Ballie seja divertido, mas também queremos que ele guarde nossos segredos. Queremos uma IA que podemos confiar", apontou Sebastian Seung, cientista-chefe da Samsung.

A empresa não forneceu informações de preço ou de quando Ballie será disponibilizado para o público.

Tudo conectado

A apresentação da Samsung ampliou a ideia da marca de casa toda conectada. Além de Ballie, foram citados termostato que entende sua temperatura preferida ou aspirador robô que liga sozinho.

"A casa inteligente será equipada com robôs e dispositivos. Mas queremos mais simplificados e poderosos. Queremos que seja pessoal e íntimo, que dê experiências para cada um de nós. A casa inteligente é flexível", afirmou Federico Casalegno, chefe de design da Samsung.

Entre outras previsões da marca, estão cozinhas inteligentes equipadas com braços robóticos que te ajudam a cozinhar e até IA que escolhe vinho por você - só não dá pra entender o motivo disso.

*O repórter viajou a convite da LG

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS