Topo

Trabalha sem reclamar: empresa lança agência de empregos para robôs

Robô de inspeção visual controlado por inteligência artificial da Musashi AI - Reprodução
Robô de inspeção visual controlado por inteligência artificial da Musashi AI Imagem: Reprodução

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

29/12/2019 04h00

A Musashi AI está sendo considerada como a primeira agência de empregos para robôs do mundo. As indústrias que necessitam de mão de obra robótica agora podem contratar robôs por empreitada, pagando por hora ou por tarefa concluída. A empresa começou a funcionar no dia 23 de dezembro.

O novo modelo de negócios propõe uma opção de menor custo aos empregadores do setor de indústria, que não precisariam mais investir um dinheiro pesado na compra de robôs. A Musashi AI possui robôs totalmente autônomos que podem trabalhar junto com funcionários humanos em um ambiente de fábrica 4.0. Assim que os robôs recebem suas tarefas, eles definem sozinhos sua própria maneira de realizá-las, assim como nós fazemos.

As empilhadeiras robóticas e os robôs de inspeção visual controlados por inteligência artificial (IA) já estão sendo testados pela Musashi Seimitsu, fornecedora de peças de transmissão automotiva com 35 fábricas em todo o mundo.

Um humano experiente que trabalha com inspeção de controle de qualidade demora dois segundos por peça em busca de defeitos, com uma precisão de 97%. Os robôs costumam demorar mais de 20 segundos por componente, com 70% de precisão. A Musashi AI afirma que seus robôs demoram dois segundos por peça, como os humanos, mas com 98% de precisão.