Topo

Suposto iPhone 12 vaza, e a internet só chora: cadê a inovação?

Rumores do novo iPhone 12 indicam que design do modelo pode ser mais do mesmo - Mac Otakara
Rumores do novo iPhone 12 indicam que design do modelo pode ser mais do mesmo Imagem: Mac Otakara

Marcella Duarte

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/12/2019 04h00

O início das vendas da família iPhone 11 mal completou três meses e rumores sobre a futura geração não param de bombar. Depois de um suposto iPhone 12 com quatro lentes dividir a internet, um modelo diferente, impresso em 3D, começou a circular. E, para a decepção de muita gente, ele não parece trazer nada de muito ambicioso.

O celular em questão seria o iPhone 12 Pro Max, que deve ser lançado pela Apple em setembro de 2020, e foi divulgado pelo site japonês Mac Otakara - que ficou famoso por ter revelado o fim da entrada para fone de ouvidos nos celulares da empresa antes do lançamento do iPhone 7. A versão impressa do futuro celular teria vindo de fontes do gigante chinês Alibaba.

Veja o vídeo de apresentação do curioso modelo, comparado com o atual iPhone 11 Pro Max:

De acordo com o vídeo, o estilo iniciado no iPhone X será mantido. A maior mudança de design envolve as bordas e a traseira. No lugar das curvas que acompanham o iPhone desde a 6ª versão, a carcaça do suposto iPhone 12 tem arestas mais duras, como as dos novos iPad Pro (terceira geração).

É como um resgate do design do icônico iPhone 4, que permaneceu até o 5S: com uma carcaça de metal e mais "quadrada".

iPhone 12 Pro Max (suposto modelo) teria:

  • 6,5 polegadas de tela
  • 159 mm altura
  • 78 mm largura
  • 7,1 mm espessura

iPhone 11 Pro Max tem:

  • 6,5 polegadas de tela
  • 158 mm altura
  • 77,8 mm largura
  • 8,1 mm espessura

Se o modelo for real e estiver na escala 1:1, ele será o celular Apple mais fino desde o iPhone 6 Plus (o primeiro modelo com tela maior), com apenas 7,1 mm de espessura. Mas será que, com menos espaço, a bateria terá a mesma boa capacidade que a do 11?

Na parte da frente, o vidro deve ser reto, no lugar do vidro curvo 2.5D usado nos últimos anos. Mas o famigerado entalhe continua lá. A tela deve seguir com 6,5 polegadas - e não 6,7 como já foi especulado. Uma tela de 6,7 só caberia em um telefone maior (o Galaxy A70, por exemplo, tem 17 cm).

Ainda de acordo com as imagens, os botões parecem mais delicados. As posições deles e da bandeja do cartão SIM foram levemente alteradas.

Mas o que chama mais a atenção é um conector misterioso do lado esquerdo do modelo. Seu formato é parecido com o conector magnético do iPad Pro, compatível com o Apple Pencil.

Será que uma versão mais fina e curta da caneta - como a do Galaxy Note 10 ou a S Pen da Samsung - está sendo desenvolvida para o iPhone? Ou será para conectar a outra coisa?

Do interior do aparelho, onde deve haver algumas mudanças mais interessantes, não temos nada concreto. Que venham os próximos rumores. Mesmo que muitos não se concretizem, não custa sonhar com o iPhone 12 dos sonhos, certo?