Topo

ToTok: app é removido após acusações envolvendo vigilância governamental

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

23/12/2019 14h17

O aplicativo de troca de mensagens ToTok foi desativado das plataformas de download após acusações que acusam a ferramenta de fazer vigilância governamental.

Em matéria publicada no New York Times, o jornal afirma que o app é uma ferramenta de vigilância que vaza dados para autoridades do governo nos Emirados Árabes Unidos.

As informações são de autoridades de inteligência dos EUA.

Com isso, a Apple e o Google removeram o ToTok de suas lojas online. No entanto, os usuários que os têm instalados no celular ainda podem estar sendo espionados.

Ainda segundo o New York Times, o governo dos Emirados Árabes Unidos usava o aplicativo para coletar dados de localização, conversas por voz, texto e conexões sociais online de seus usuários.

Com a maioria de downloads feitas no Emirados, o app era uma opção para burlar restrições impostas pelo governo local, já que não exigia VPN.

Breej Holding, desenvolver do ToTok, está sendo investigado pelas autoridades norte-americanas. Segundo o Times, o projeto seria uma fachada para a agência de inteligência cibernética DarkMatter.