Topo

Dirigindo sozinho, Tesla bate em viatura enquanto motorista cuidava de cão

Tesla Model 3 destruído após colisão com dois outros veículos enquanto dirigia no piloto automático. - Divulgação/Polícia de Connecticut
Tesla Model 3 destruído após colisão com dois outros veículos enquanto dirigia no piloto automático. Imagem: Divulgação/Polícia de Connecticut

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt

16/12/2019 17h41

Sem tempo, irmão

  • Tesla Model 3 circulava em rodovia dos EUA no piloto automático
  • Acidente ocorreu quando motorista cuidava do cão, no banco de trás
  • O veículo atingiu dois carros; um deles era um carro da polícia

O motorista de um carro Tesla Model 3 causou um acidente inusitado em Connecticut, nos Estados Unidos. Ele deixou o veículo no piloto automático enquanto cuidava do cachorro, que estava no banco de trás. O veículo bateu em outros dois automóveis — um deles uma viatura da polícia —, que estavam no acostamento da estrada.

O primeiro carro estava parado no local por conta de um problema mecânico. Os policiais pararam para esperar a chegada do guincho. O Tesla avançou em alta velocidade e colidiu com os dois veículos. Mesmo com a batida, o carro, que continuava no piloto automático continuou circulando pela estrada até ser parado próximo de outra viatura policial.

tesla - Divulgação/Polícia de Connecticut - Divulgação/Polícia de Connecticut
Tesla Model 3 dirigia no piloto automático enquanto motorista cuidava do cachorro no banco de trás.
Imagem: Divulgação/Polícia de Connecticut

O caso foi narrado pela própria polícia de Connecticut. O motorista recebeu uma intimação por conduta imprudente. Ninguém se feriu no acidente.

Piloto automático?

A polícia de Connecticut também fez um alerta e explicou que, "independentemente da capacidade do veículo", os motoristas devem estar sempre atentos para garantir uma direção segura. De acordo com a lei, completou, não há veículos à venda que sejam totalmente automatizados ou autônomos.

No site da Tesla, a marca reforça que as características do Model 3 não tornam o veículo autônomo e continuam exigindo atenção "ativa" dos motoristas. A montadora explica ainda que o "piloto automático" não isenta os condutores de prestar atenção na pista.

Os recursos avançados do piloto automático, diz a Tesla, "foram projetados para ajudar os motoristas com as partes mais pesadas da direção". "Todos os carros novos da Tesla são fornecidos com recursos de assistência ao motorista, como frenagem de emergência, aviso de colisão e monitoramento de pontos cegos".

O que a direção automática inclui, segundo a Tesla?

  • Conduzir: o carro acelera e para automaticamente para outros veículos e pedestres que estejam na mesma faixa;
  • Manobrar: o veículo pode trocar de pista automaticamente, além de ultrapassar veículos mais lentos;
  • Estacionar: se a função "Autopark" for ativada, o automóvel estaciona sozinho, em espaços paralelos e/ou perpendiculares;
  • Localizar: é possível "chamar" o carro até você, quando ele estiver estacionando.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS