Topo

From Facebook? Entenda a 'mudança de nome' do WhatsApp

Notou o "From Facebook" aí? - Reprodução
Notou o "From Facebook" aí? Imagem: Reprodução

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

14/12/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • Muita gente anda estranhando o termo 'WhatsApp from Facebook' que aparece no app
  • Isso ocorre devido a um reposicionamento de marca feito pela rede social
  • Ela quer deixar claro que seus serviços estão ligados e que fazem parte de um ecossistema

Você notou uma mensagem diferente ao abrir seu WhatsApp? A frase "from Facebook" começou a aparecer na tela de abertura do app e vem causando dúvidas. A mudança começou em agosto na versão WhatsApp Beta na Play Store e na App Store, mas os usuários passaram a notar a diferença a partir da versão estável nos últimos dias.

O termo "from Facebook" que aparece nos aplicativos significa "do Facebook", na tradução do inglês. Ou seja, "WhatsApp from Facebook" significa "WhatsApp do Facebook".

O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 16 bilhões e, em 2012, anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão. Ambos passaram a exibir o termo "from Facebook", seguindo a nova política da empresa anunciada neste ano.

Nova marca Facebook

Em novembro, o Facebook anunciou uma nova marca para seus produtos. A ideia é distinguir a empresa de seu principal serviço de rede social, deixando claro quais produtos possui. A nova marca emprega cores diferentes, dependendo do produto que representa. A rede social que leva o nome da empresa manterá a conhecida marca azul.

Em comunicado, o diretor global de marketing do Facebook, Antonio Lucio, disse que "as pessoas devem saber quais empresas fabricam os produtos que usam. Começamos a ser mais claros sobre os produtos e serviços que fazem parte do Facebook anos atrás, adicionando o endosso de uma empresa a produtos como Oculus, Workplace e Portal. E em junho começamos a incluir "do Facebook" em todos os nossos aplicativos".

No Instagram, o crédito aparece na página de configuração do app. De acordo com o comunicado divulgado em novembro, a logo deve aparecer na abertura da rede social nas próximas semanas.

Alta nas buscas

A alteração na abertura do WhatApp causou confusão entre os usuários. As buscas no Google tiveram aumento repentino assim que o crédito passou a aparecer na entrada do aplicativo. As buscas para a tradução da palavra "from" e "from Facebook" tiveram um pico durante a primeira semana de dezembro, segundo o Google Trends.

A ideia da empresa em fazer as pessoas saberem as marcas que pertencem ao Facebook parece ter dado certo. Isso porque a pesquisa "Facebook comprou o Whatsapp" também teve um aumento repentino, tendo um pico de popularidade no mesmo período.

Confusão nas redes sociais

No Twitter, alguns usuários se mostraram confusos com a alteração na abertura do WhatsApp. Alguns deles até não sabiam que o Facebook comprou o WhatsApp há mais de cinco anos.

Veja mais reações dos usuários à mudança: