Topo

Piões do espaço: vídeos mostram como giram os planetas do Sistema Solar

Reprodução/Twitter @physicsJ
Imagem: Reprodução/Twitter @physicsJ

Luiza Vidal

Colaboração para Tilt

12/12/2019 20h41

Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os oito planetas do Sistema Solar têm suas diferenças, e uma delas é a velocidade com que se movem. Um vídeo publicado pelo cientista da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) James O'Donoghue, ex-funcionário da Nasa, mostra exatamente como eles se movem.

No Twitter, O'Donoghue mostra, em fatias, como cada planeta se movimenta em relação às estrelas. A Terra, por exemplo, faz uma rotação em 23 horas e 56 minutos. Já Júpiter é o mais acelerado de todos e faz sua rotação em nove horas e 55 minutos. Em último lugar? Vênus, que se move em 243 dias e 26 minutos

Em outro tuíte, o cientista vai um pouco mais além. Ele mostra não só a velocidade com que cada planeta se move em comparação ao outro, mas também as inclinações em relação ao plano orbital. Dá uma olhada:

O'Donoghue fez mais um post na qual explica as velocidades relativas da órbita: ele compara a Terra em relação à sua órbita ao redor do Sol; órbita do Sol ao redor da Via Láctea; e a velocidade da Via Láctea por meio da radiação cósmica.

Incrível, né? Desse jeito fica mais fácil entender como funciona nosso Sistema Solar. Os tuítes, por mais técnicos que possam parecer, fizeram sucesso na rede social. Muitos internautas elogiaram o conteúdo feito pelo cientista. "Você está fazendo um ótimo trabalho", disse um deles. "Isso é incrível! Parabéns pela criatividade. Obrigado por compartilhar", falou uma mulher.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS