Topo

Última chuva de meteoros do ano acontece nesta semana! Veja como observar

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

11/12/2019 13h49

A chuva anual de meteoros Geminídeas acontecerá nas próximas semanas entre os dias 9 e 19 de dezembro com pico nos dias 13 e 14. Será o último fenômeno astronômico de 2019.

De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), a expectativa é que a incidência de meteoros seja de 80 fragmentos por hora.

No entanto, a instituição acrescenta ainda que a luminosidade da Lua, próxima à fase Cheia, deve ofuscar os detritos do asteroide 3200 Faetonte, fazendo com que esses gerem menos brilho. Ainda assim, será possível ver cerca de 20 meteoros por hora durante o horário noturno.

Como observar a chuva de meteoros?

Possível de ser vista a olho nu, a Geminídeas poderá ser observada já na madrugada de quinta (12) para sexta-feira (13), e também de sábado para domingo, mas com poucos meteoros nestas datas. Na sexta (13) para o sábado (14), o melhor horário para ver os rastros no céu será perto das 2 horas da madrugada.

A indicação é que o espectador olhe para o céu na direção da constelação de Gêmeos, pouco acima do ponto leste. A constelação "guia", inclusive, é a responsável pelo nome do fenômeno.

Ao contrário de outras chuvas de meteoros ao longo do ano, derivada de cometas, a Geminídeas é causada por detritos decorrentes de um asteroide.