Topo

China substituirá computadores e softwares estrangeiros até 2022

Decisão da China poderá provocar impactos significativos aos negócios de empresas norte-americanas - Reprodução
Decisão da China poderá provocar impactos significativos aos negócios de empresas norte-americanas Imagem: Reprodução

Da ANSA

09/12/2019 20h06

A China ordenou hoje que todos os órgãos do governo substituam seus computadores e softwares estrangeiros por equipamentos domésticos até 2022.

A informação foi publicada no jornal "Financial Times", que explica que a decisão poderá provocar impactos significativos aos negócios de empresas norte-americanas, como HP, Dell e Microsoft.

De acordo com o jornal, Pequim ordenou que todas as instituições públicas e escritórios do governo excluíssem os produtos estrangeiros para apoiar o desenvolvimento de tecnologias domésticas com um plano gradual.

A instrução explica que 30% das substituições precisam acontecer em 2020, 50%, em 2021 e os 20% restantes em 2022. Esta seria uma resposta à sabotagem da administração de Donald Trump ao uso da tecnologia chinesa nos Estados Unidos, incluindo a da gigante Huawei, principalmente depois que Washington impôs duras sanções proibindo as companhias de adquirir peças de fornecedores americanos. Ainda segundo a publicação, a ordem foi divulgada pelo Escritório Central do Partido Comunista Chinês.