Topo

Absolvido: Musk se livra de indenização por chamar mergulhador de pedófilo

Júri de Los Angeles inocentou Musk (à direita na foto) de qualquer responsabilidade no caso - Gene Blevins/Reuters
Júri de Los Angeles inocentou Musk (à direita na foto) de qualquer responsabilidade no caso Imagem: Gene Blevins/Reuters

De Tilt, em São Paulo *

07/12/2019 11h43

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido nesta sexta-feira (6) no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo.

Após cerca de uma hora de deliberações, o júri de um tribunal de Los Angeles inocentou Musk de qualquer responsabilidade no caso, no qual Unsworth exigia uma indenização de US$ 190 milhões.

O júri disse que ser chamado de "pedófilo" não cumpre o padrão legal de difamação. Segundo conta o The Verge, a decisão teve a ver com a lei de difamação, que gira sobre cinco pontos:

  • as declarações precisavam ser feitas a uma pessoa que não fosse a Unsworth
  • as declarações tinham que ser entendidas como sobre a Unsworth;
  • as declarações deviam ser entendidas como significando que Unsworth era um pedófilo;
  • as afirmações serem falsas;
  • as declarações serem imprudentes.

Carl Shusterman, um dos oito membros do júri, disse ao Buzzfeed News que o ponto dois foi o mais importante para a decisão. "As pessoas que leram o tweet de Musk não sabiam de quem ele estava falando", disse.

Ao escutar o veredito, Musk abraçou seu advogado e depois disse aos jornalistas: "minha fé na humanidade foi restaurada".

"Vim por uma decisão e, lamentavelmente, não foi a meu favor como esperava, mas respeito a decisão do júri", declarou Unsworth, um espeleólogo e consultor financeiro de 64 anos que reside entre Reino Unido e Tailândia.

Musk, 48 anos, era acusado de chamar de "pedo guy" ("cara pedófilo") o mergulhador britânico, que ajudou a resgatar 12 jovens de um time de futebol e seu treinador presos em uma caverna alagada da Tailândia em julho de 2018.

Unsworth havia qualificado de "truque publicitário" a oferta de Musk de enviar um mini-submarino para realizar o resgate dos jovens.

* Com agência AFP

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS