Topo

Seu gato não te dá bola? Só poucos privilegiados entendem emoções felinas

Pessoas de 85 países assistiram a vídeos de gatos em situações prazerosas ou desconfortáveis - Divulgação
Pessoas de 85 países assistiram a vídeos de gatos em situações prazerosas ou desconfortáveis Imagem: Divulgação

Fabrício Calado

Colaboração para Tilt

04/12/2019 14h48

Sem tempo, irmão

  • Estudo diz que algumas pessoas conseguem ler expressões faciais de gatos
  • Mulheres e crianças são melhores que homens em identificar o que bichos querem
  • Fãs de gatos tiveram desempenho de "psicogatar" igual ao do humano não-gateiro comum
  • Resultado pode ajudar a treinar profissionais para tratar melhor felinos

Uma nova pesquisa canadense sugere que algumas pessoas conseguem interpretar sutilezas nas expressões faciais dos gatos, e o que os felinos querem dizer quando fazem essas caras.

Realizado pela Universidade de Guelph, em Ontário, o estudo recrutou cerca de 6,3 mil pessoas de 85 países, que assistiram a 20 vídeos com closes em rostos de gatos em situações prazerosas ou desconfortáveis. Sem saber o que se passava com os bichos, os participantes então responderam um questionário em que tentavam identificar o que os bichos estavam sentindo.

Embora a maioria tenha ido mal no teste, cerca de 13% dos 6,3 mil participantes obtiveram uma pontuação alta —grupo que os pesquisadores chamaram de "encantadores de gatos".

O próximo passo é identificar por que algumas pessoas conseguem fazer isso e outras não.

Gosto não se discute

Curiosamente, o fato de gostar ou não de bichos não fez tanta diferença: em alguns casos, os participantes disseram não se considerar grandes fãs de bichos.

Alguns "gateiros" convictos, por outro lado, tiveram uma pontuação fraca.

Já gênero e idade parecem ter alguma influência no resultado: mulheres e jovens se saíram melhor que adultos e homens no reconhecimento de expressões faciais felinas. Segundo um dos pesquisadores, esta conclusão bate com a de estudos anteriores, que mostraram que mulheres têm mais facilidade em interpretar sinais não-verbais de emoção em humanos e cachorros.

Gato e sapato

Até então, a única pesquisa sobre expressões de gatos focava nas caras de dor dos bichos. O estudo atual, divulgado na edição mais recente da revista Animal Welfare, é o primeiro a avaliar várias sensações positivas e negativas dos felinos.

Segundo os autores, a pesquisa abre as portas para a possibilidade de treinar veterinários e cuidadores para identificar as emoções dos bichos, tratá-los de modo mais eficiente e melhorar a qualidade de vida dos bichanos.

O estudo também mapeou vários pontos que permitem identificar emoções animais, e que podem ajudar a desenvolver sistemas de aprendizado de máquina para tratamento veterinário.