Topo

iPhone 11 Pro usa dados de localização mesmo que usuário desligue opção

Expert Reviews
Imagem: Expert Reviews

De Tilt, em São Paulo

04/12/2019 11h15

O iPhone 11 Pro continua coletando dados de localização de seus usuários mesmo quando a opção está desligada no aparelho. Foi o que mostrou um relatório publicado ontem pela KrebsOnSecurity.

O repórter de segurança Brian Krebs divulgou um vídeo no qual ele desliga todas as opções de compartilhamento de dados do seu GPS com a Apple. Ainda assim, o símbolo do GPS continuava aparecendo no canto direito superior de sua tela, indicando que o serviço estava ativo.

A política de privacidade da Apple para os Serviços de localização do iPhone diz que o aparelho "envia periodicamente os locais geograficamente identificados de pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular nas proximidades (quando suportados por um dispositivo) de forma anônima e criptografada para a Apple, para serem usados para aumentar este banco de dados de hotspot Wi-Fi e torre de celular ".

O usuário pode, entretanto, desativar esta opção em cada um dos aplicativos. Em seu vídeo, Krebs desativa esta configuração em todo os aplicativos, além de desligar o GPS como um todo. Porém, ao ligar o serviço de dados novamente, o sinal da localização aparece.

Segundo ele, isso pode significar uma vulnerabilidade no sistema. Krebs enviou o vídeo para a Apple em novembro.

Em comunicado, um engenheiro da Apple disse que a descoberta não revela um risco de segurança. "É esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status quando os Serviços de Localização estiverem ativados. O ícone aparece para os serviços do sistema que não possuem uma opção nas Configurações".

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS