Topo

"Aquela que tu canta para mim": avô com Alzheimer decora música e emociona

Lucas Laypold e o avô Daniel Casagrande - Reprodução
Lucas Laypold e o avô Daniel Casagrande Imagem: Reprodução

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

28/11/2019 11h21

Um violão, uma melodia gostosa, um neto e um avô. Lucas Laypold, 20 anos, só queria prestar uma homenagem ao "vô cabelo", como é carinhosamente chamado, mas foi surpreendido pela reação da internet ao refrão "vê se não me esquece mais". O vídeo que o jovem gravou com o avô Daniel Casagrande, diagnosticado com Alzheimer há cerca de quatro anos, viralizou.

Nele, a dupla, que mora em Porto Alegre (RS), canta uma música composta por Lucas especialmente para Daniel.

"Quando a gente descobriu essa doença, a minha maneira de lidar foi com a música. Pensei em fazer uma para que ele nunca se esquecesse de mim. Eu compus e cantei para ele algumas vezes. Mas ontem eu escutei o vô cantarolando o refrão na sala e não acreditei. Como ele tinha lembrado dela?", contou o jovem a Tilt.

Ainda surpreso, Lucas foi perguntar ao "vô cabelo" que música era aquela que ele estava cantando. Daniel só respondeu com um simples: "é aquela que tu canta para mim".

O neto então resolveu propor um "desafio". Pegou o violão, posicionou o celular e começou a cantar sua composição com o avô ao seu lado. "Eu pensei, brincando, e falei: 'se tu tem Alzheimer e decorou a música, todo o mundo tem que saber'", destacou o jovem.

A gravação foi publicada por Lucas no Twitter perto das 18h30 desta quarta-feira. Em pouco mais de 15h no ar, a cena já foi vista mais de 2 milhões de vezes no Twitter — até os famosos estão compartilhando.

O refrão da música faz um pedido doce para que o "vô cabelo" não se esqueça de Lucas. Brinca ainda com o fato de que Daniel acorda muito cedo. No final, uma declaração de amor.

"É genial ele ter decorado a música, ele não lembra de muita coisa. Decorar a música foi um choque. Eu fiz a letra de coração, fiz porque precisava prestar essa homenagem. Postar na internet foi muito improviso. Não imaginava mesmo que chegaria a tantas pessoas. Não estou sabendo meio que lidar", disse Lucas.

O neto conta que foi a primeira pessoa que descobriu a doença. Os dois estavam voltando para casa, Daniel estava no volante e não parou em um cruzamento que eles passavam diariamente. Lucas perguntou o motivo por ele não ter parado e a resposta foi "como assim? Parar?".

O neto comunicou a família que havia notado algo estranho. Após passagens por médicos, o diagnóstico veio. "Aí, começamos a tratar. A gente cuida muito do vô. Moro com ele e minha avó, temos uma conexão muito forte. E vou cuidar até o fim", ressaltou.

Lucas conta que não postou o vídeo para viralizar, por isso teme um pouco a exposição de Daniel. "Vô cabelo" ainda nem sabe que está famoso na internet, o neto pretende conversar com ele com calma.

"O que eu quero mesmo falar para quem tem que lidar com a doença é: sejam felizes com as pessoas que vocês amam. Ache graça quando ele esquecer o nome de alguma coisa. Se vocês não lembrarem dos momentos felizes, não vai ter adiantado nada. Por isso esse vídeo é tão importante para mim. A pessoa está com a doença? Então vou curtir até ela não se lembrar mais de mim. É fazer palhaçada, brincar. No fim, é dar muito amor", disse Lucas.

Lucas canta desde os 11 anos e é músico profissional. Apesar de sua composição ter se tornado um sucesso na internet, ele ainda não sabe se vai gravá-la oficialmente.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS