Topo

Dá para acreditar? Cientista diz ter achado 'evidência' de vida em Marte

Visão de uma região de Marte cheia de crateras fotografada pela Agência Espacial Europeia  - NYT
Visão de uma região de Marte cheia de crateras fotografada pela Agência Espacial Europeia Imagem: NYT

De Tilt, em São Paulo

20/11/2019 15h14

Um cientista da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, diz ter feito o que ninguém conseguiu: achou "evidências fotográficas" de alienígenas em Marte. Só que as descobertas do entomologista William Romoser foram feitas a partir de fotos tiradas pela Nasa e que circulam amplamente na comunidade científica.

Romoser afirma que encontrou vários exemplos de formas semelhantes a insetos, que seriam parecidos com abelhas, e outras formas de vida que lembram répteis. O cientista apresentou suas conclusões no encontro nacional da Sociedade Americana de Entomologia nesta terça-feira (19).

"Houve e ainda existe vida em Marte. Existe uma aparente diversidade entre a fauna de insetos de Marte com muitas semelhanças aos insetos da Terra. Por exemplo, a presença de asas, voos rápido e elementos de pernas de diversas formas", afirmou.

Todas as "evidências" listadas por Romoser foram coletadas a partir de imagens registradas pelo veículo de exploração espacial Curiosity. Para concluir que os objetos nas fotos eram formas de vida, ele analisou elementos como brilho, contraste e saturação.

O cientista ainda declarou que as características dos alienígenas de Marte devem ser as mesmas adotadas para classificar um inseto.

"Três regiões do corpo, um único par de antenas e seis pernas são tradicionalmente suficientes para estabelecer a identificação como 'inseto' na Terra", disse, em entrevista publicada pelo site da Universidade de Ohio.

Por enquanto, a "revelação" não gerou comoção na comunidade científica. Observando as imagens, é difícil imaginar que as figuras apontadas como alienígenas não sejam apenas pedras que lembram vagamente insetos, algo que um entomologista está muito acostumado a reconhecer.

marte - Divulgação/Universidade de Ohio - Divulgação/Universidade de Ohio
Professor da Universidade de Ohio identificou formas similares a insetos ou répteis em fotos da Nasa
Imagem: Divulgação/Universidade de Ohio

marte2 - Divulgação/Universidade de Ohio - Divulgação/Universidade de Ohio
Professor avaliou técnicas de composição de imagem para identificar formas similares a insetos ou répteis em fotos da Nasa.
Imagem: Divulgação/Universidade de Ohio

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS