Topo

A Alexa fica me ouvindo? Saiba manter seus dados seguros no Amazon Echo

Linha Echo dos alto-falantes inteligentes da Amazon chegou ao Brasil em outubro - Reprodução
Linha Echo dos alto-falantes inteligentes da Amazon chegou ao Brasil em outubro Imagem: Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

13/11/2019 04h00

As assistentes virtuais começaram a entrar na casa dos brasileiros em outubro, com a chegada dos alto-falantes inteligentes da linha Amazon Echo e Google Nest ao país. Com eles, a privacidade se torna uma questão mais relevante: quem tem acesso às minhas informações? Os comandos são gravados? As falas são criptografadas? Alguém está me escutando?

Algumas das perguntas foram respondidas quando usuários do Echo descobriram que a Amazon armazena as gravações de áudio, que depois são analisadas por funcionários da empresa para melhorar o serviço. Para tornar o processo mais transparente, a empresa adicionou novos comandos que permitem que usuários saibam quais informações a Alexa está coletando, além de facilitar a exclusão das gravações de voz.

Mas pesquisadores da empresa alemã Security Research Labs (SRLabs) descobriram uma brecha que permitia que hackers espionassem ou enganassem usuários para coletar informações pessoais. Isso ocorreu mesmo depois de os programas maliciosos, disfarçados como "skills" (habilidades) da Alexa, passarem pelas análises da Amazon para apps de terceiros.

Se as medidas tomadas pela Amazon ainda não te deixam seguro em relação ao Echo, você pode tentar algumas das dicas abaixo.

Os funcionários da Amazon ouvem o que estou dizendo?

O áudio começa a ser gravado a partir do momento que você diz o comando de ativação. O armazenamento é feito no aplicativo da Alexa no seu smartphone e carregado nos servidores da Amazon para processamento.

Você pode optar por desligar o microfone para que o Echo não escute a palavra de ativação. Para isso, basta pressionar o botão de silenciar do microfone, na parte superior do aparelho.

Você pode também desativar as gravações de voz, impedindo o acesso dos funcionários da Amazon. Para isso, siga estes passos no app da Alexa:

  • Configurações;
  • Privacidade da Alexa;
  • Gerenciar seus dados da Alexa;
  • Desative a configuração "Usar gravações de voz para melhorar os serviços da Amazon".

Os aplicativos da Alexa podem me ouvir?

Os programas maliciosos usados nos testes da SRLabs eram capazes de ouvir o tempo todo pelo alto-falante, até mesmo quando você não dizia o comando de ativação. Mas felizmente não há indícios de que a falha foi usada no mundo real.

De qualquer forma é importante tomar cuidado com os aplicativos que serão baixados. Sempre leia as avaliações na loja virtual e lembre-se de desativar aqueles apps que não são usados há um bom tempo.

Como excluir gravações de áudio no Echo?

Se você não quiser manter um histórico dos seus comandos para a Alexa, é possível exclui-los tanto manualmente quanto pedindo a ela - basta dizer: "Alexa, exclua o que acabei de dizer", por exemplo.

Para excluir manualmente, acesse no app da Alexa:

  • Configurações;
  • Alexa Privacy;
  • Revisar histórico de voz;
  • Selecione o intervalo de tempo;
  • Marque as interações desejadas;
  • Excluir gravações selecionadas.

Você pode também excluir todas as gravações. Basta selecionar a opção "Todo histórico" na seção "Intervalo de datas" e tocar em "Excluir todas as gravações para todos os horários".

Outros usuários da minha conta podem acessar meus pedidos à Alexa?

Tudo o que é dito para a Alexa é salvo no aplicativo. Portanto, se você compartilha a conta com outras pessoas, elas podem ter acesso ao que você diz.

Então, se não quiser que saibam sobre o que você anda pedindo à Alexa, exclua as gravações seguindo a dica anterior.

Câmera do Amazon Echo Show coberta por botão - Márcio Padrão/UOL - Márcio Padrão/UOL
Câmera do Amazon Echo Show coberta por persiana
Imagem: Márcio Padrão/UOL

Como posso confirmar que câmera do meu Echo Show não me grava?

Para ter certeza de que não está sendo gravado, você pode desativar a câmera do seu Echo Show. Basta pressionar o botão de desligar - uma luz vermelha irá acender, confirmando que a câmera está desligada.

Os dispositivos mais antigos não possuem as persianas que cobrem a lente, mas você pode colar um adesivo na câmera, enquanto o Echo Show 5 ou 8 têm uma cobertura que pode ser acionada quando as lentes não estão sendo usadas. Desta forma, você coloca uma barreira física que impede que a câmera filme qualquer coisa.