Topo

Usuário flagra app do Facebook usando câmera de iPhone sem aviso

Bug acontece na versão 13.2.2 do sistema operacional -
Bug acontece na versão 13.2.2 do sistema operacional

De Tilt, em São Paulo

12/11/2019 12h49

Sem tempo, irmão

  • Usuário do Twitter registrou câmera em funcionamento durante uso do app
  • Comportamento estaria restrito a uma versão do iOS
  • Sites independentes conseguiram reproduzir o comportamento

Um usuário do Twitter identificado como Joshua Maddux publicou anteontem uma mensagem na rede social, na qual afirma que o Facebook está usando câmeras de celulares sem o consentimento de usuários durante a rolagem do feed.

Segundo vídeo publicado por Maddux, o comportamento acontece durante o uso do aplicativo do Facebook para o sistema iOS (do iPhone). Nas imagens, é possível perceber a câmera em pleno funcionamento enquanto ele navega na rede social.

O problema só se tornou evidente diante de um problema que exibe uma "fresta" da imagem da câmera no canto esquerdo da tela. Maddux afirmou que conseguiu repetir a brecha em cinco iPhones usando o iOS 13.2.2, o que não foi possível na versão 12 do sistema operacional.

O site The Next Web, por sua vez, afirmou ontem que conseguiu "reproduzir a questão de forma independente", também na versão 13.2.2.

"Percebemos que a questão só ocorre se você dá ao app do Facebook a permissão para acessar sua câmera. Do contrário, aparece o Facebook tentando acessá-la, mas o iOS bloqueia a tentativa", descreve. O veículo diz não saber se é o caso de um comportamento esperado ou de um bug no software.

Procurado pelo veículo, o Facebook não se manifestou a respeito.

De olho nas eleições, Facebook anuncia novas mudanças

Band Notí­cias