Topo

Corre que é cilada! Não acredite que é possível mudar de cor o WhatsApp

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

06/11/2019 04h00

Vira e mexe, links que prometem alterar a cor do WhatsApp são enviados pelo app, mas não é de hoje que a personalização da aparência de aplicativos é usada por golpistas. Muitos usam essa estratégia para instalar softwares maliciosos nos aparelhos.

É isso: se você recebeu uma mensagem falando que dá para mudar a cor do WhatsApp, é golpe. Se fosse um recurso do próprio mensageiro, seria fácil encontrar nas configurações do próprio app e não baixando aplicativos de terceiros. O último golpe do gênero, ocorrido em março, o procedimento mudava se você acessava o link pelo computador e pelo smartphone.

Pelo computador

Se você acessasse o link pelo WhatsApp Web, seria redirecionado para uma página solicitando a instalação de uma extensão para Google Chrome chamada de "Black Theme for Whatsapp".

Uma vez instalado o plugin, ele enviava mensagens automaticamente para todos os seus contatos do WhatsApp, convidando-os a fazerem o mesmo. Fechar a janela do PC não adiantava em nada, afinal as mensagens eram enviadas pelo celular.

Nessa situação, o problema se dá mais na propagação das mensagens, não tendo relação a softwares maliciosos ocultos no computador.

Pelo celular

Se você acessava o link pelo celular, teria um problema maior. Ao entrar na página era solicitado que você compartilhasse o link com 30 amigos ou 10 grupos para liberar a função de personalizar a cor do WhatsApp.

Mesmo não encaminhando essa mensagem, era exibido um link para fazer o download de um arquivo APK chamado "best_video.apk". Também era solicitada a ativação de notificações de uma página com servidor localizado na Rússia.

Completado o processo, você ganhava um "presente": seu celular infectado por um adware. Esse arquivo ("best_video.apk) ficava oculto e rodando livremente pelo seu dispositivo, sendo ativado apenas quando a internet era acessada e exibindo propagandas indesejadas. Enquanto isso, os golpistas ganhavam dinheiro por todos os anúncios visualizados.

Tem jeito, então?

Outra forma de alterar a cor do WhatsApp que aparece nas buscas na web é o aplicativo Substratum, programa desenvolvido por membros do fórum do XDA-Developers. Entretanto, não é só dele que você precisa. É necessário o download de outros dois aplicativos: o Andromeda, que é pago; e o [Substratum] EWhats color. Todos podem ser instalados pela Play Store. De acordo com os criadores, o programa não tem acesso aos seus dados e só muda a aparência dos itens, como formas e cores.

Porém, a avaliação dos aplicativos não é das melhores. Com 3,3 estrelas de um total de 14.836 instalações, muitos usuários do Substratum reclamam da necessidade da instalação de outro app. O próprio Substratum é criticado por ter falhas e parar de funcionar.

O Andromeda custa R$7,49 e é avaliado em média com 2,6 estrelas. Os reviews dele e do [Substratum] EWhats color (também avaliado com 2,6 estrelas) estão repletos de reclamações.

Com essas informações, recomendamos que, até o WhatsApp disponibilizar o recurso de personalizar temas, não há saída a não ser usar a cor original do mensageiro.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS