Novo estudo sugere que o Universo tem formato de esfera

Ilustração de uma galáxia com o quasar em seu centro, cercado pela poeira - Michelle Vigeant/University of Kansas
Ilustração de uma galáxia com o quasar em seu centro, cercado pela poeira Imagem: Michelle Vigeant/University of Kansas

05/11/2019 18h37

Por muito tempo, os cientistas acreditaram que o Universo era plano. Mas um estudo publicado na revista Nature Astronomy traz indícios de que o universo tem o formato de uma esfera.

A pesquisa explica que antes se imaginava que os fótons, as partículas que transportam energia das radiações eletromagnéticas, vagavam em linha reta, mas é possível que na verdade elas sigam no sentido de vai e volta.

Um dos argumentos utilizados pelos cientistas responsáveis é de que a gravidade curva o caminho da luz, assim como a gravidade curva a radiação eletromagnética que fica entre galáxias e estrelas.

Os cientistas avaliaram que a gravidade curva mais o caminho da luz do que se imaginava anteriormente.

A pesquisa foi conduzida por Eleonora Di Valentino, da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Ela acredita que sua descoberta pode "repensar o drástico do modelo cosmológico de concordância atual".