Topo

Brasil terá site de consulta de linhas pré-pagas por CPF em 2020

iStock
Imagem: iStock

De Tilt, em São Paulo

05/11/2019 11h07

O Brasil ganhará a partir de 6 de janeiro de 2020 um site em que os brasileiros poderão conferir se existe alguma linha de celular pré-pago cadastrada em seu CPF, informou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O endereço vai ao ar no endereço cadastropre.com.br, e está atualmente em construção. O objetivo é evitar que ocorram fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) ou que as pessoas consigam identificar se os dados delas estão sendo usados por terceiros.

Caso o consumidor constate registros de linhas feitas irregularmente em seu nome, poderá seguir orientações trazidas pela página.

O site faz parte de um processo maior. Começou com a realização de campanha para atualização cadastral junto aos consumidores titulares de linhas móveis pré-pagas ativas de todo o país.

Em 2020, Anatel e operadoras promoverão outra mudança. Criarão novos procedimentos para habilitação de novos chips, que envolverá o envio de selfies por parte de novos clientes, conforme mostrou Tilt em setembro.